...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern realiza mais uma edição do Festival do Movimento com crianças de escolas públicas

Texto: Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo 

A Faculdade de Educação Física, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faef/Uern), realizou na manhã desta sexta-feira (8), mais uma edição do Festival do Movimento, uma ação do projeto de extensão Escola em Movimento. A ação é desenvolvida em parceria com o Projeto Residência Pedagógica (PRP) e coordenada pela profa. Ma. Glycia Melo e o Prof. Me. Felipe Rocha. 

Reunindo crianças do 4º e 5º ano das Escolas Municipais Manoel Assis e Maurício Fernandes, o evento consiste em um rodízio de oficinas voltadas para as práticas de exercícios físicos.  Ao longo da programação, foram realizadas atividades como judô e práticas corporais de aventura, como parkour, slackline e corrida de orientação, além de atividades com raquetes e dança. 

As atividades são ministradas por cerca de 20 acadêmicos do curdo de Educação Física que estão envolvidos com o projeto. Nesta edição, cerca de 50 crianças das escolas contempladas.

“As crianças terão contato com brincadeiras e atividades que vão proporcionar um melhor desenvolvimento motor e isso ajuda a trajetória delas diante a educação física. Elas também acabam tendo um contato com a Universidade, e isso pode estimulá-las a procurar a Uern no futuro”, relata Antonio Maxswell, discente do 8º período de Educação Física.

“A nossa proposta é que o movimento possa ser o carro chefe dessas crianças”, comenta professora Glycia Melo. O projeto tem como objetivo proporcionar uma união lúdica e recreativa através do movimento em forma de modalidade, trazendo atividades que as crianças não estão comumente vivenciadas nas escolas.  Paralelamente, é “um projeto extensionista que contribui para a formação acadêmica e profissional dos alunos da graduação”, complementa. 

A professora Francisca de Sá, da Escola Municipal Maurício Fernandes, realça a importância da ação para as crianças, com a oportunidade de interagir no ambiente fora da escola. “Elas ficam muito empolgadas em fazer essas atividades e proporcionam um momento de alegria e atividades diferenciadas”. 

O estudante Eric Jhoe, da turma do 5º ano da Escola Maurício Fernandes, relata que estava ansioso para participar das atividades da ação. “É muito bom estar aqui e poder participar junto com os meus amigos”.

Para a professora Darlly Noronha da Escola Manoel Assis, a atividade “é fundamental para a desenvoltura e todas as questões que movimentam o corpo, isso é muito importante para as crianças, eles precisam desse momento para melhorar as energias e o desenvolvimento nas aulas”, comenta.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support