Texto: Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo
A Faculdade de Educação Física, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faef/Uern), realizou na manhã desta sexta-feira (8), mais uma edição do Festival do Movimento, uma ação do projeto de extensão Escola em Movimento. A ação é desenvolvida em parceria com o Projeto Residência Pedagógica (PRP) e coordenada pela profa. Ma. Glycia Melo e o Prof. Me. Felipe Rocha.
Reunindo crianças do 4º e 5º ano das Escolas Municipais Manoel Assis e Maurício Fernandes, o evento consiste em um rodízio de oficinas voltadas para as práticas de exercícios físicos. Ao longo da programação, foram realizadas atividades como judô e práticas corporais de aventura, como parkour, slackline e corrida de orientação, além de atividades com raquetes e dança.
As atividades são ministradas por cerca de 20 acadêmicos do curdo de Educação Física que estão envolvidos com o projeto. Nesta edição, cerca de 50 crianças das escolas contempladas.
“As crianças terão contato com brincadeiras e atividades que vão proporcionar um melhor desenvolvimento motor e isso ajuda a trajetória delas diante a educação física. Elas também acabam tendo um contato com a Universidade, e isso pode estimulá-las a procurar a Uern no futuro”, relata Antonio Maxswell, discente do 8º período de Educação Física.
“A nossa proposta é que o movimento possa ser o carro chefe dessas crianças”, comenta professora Glycia Melo. O projeto tem como objetivo proporcionar uma união lúdica e recreativa através do movimento em forma de modalidade, trazendo atividades que as crianças não estão comumente vivenciadas nas escolas. Paralelamente, é “um projeto extensionista que contribui para a formação acadêmica e profissional dos alunos da graduação”, complementa.
A professora Francisca de Sá, da Escola Municipal Maurício Fernandes, realça a importância da ação para as crianças, com a oportunidade de interagir no ambiente fora da escola. “Elas ficam muito empolgadas em fazer essas atividades e proporcionam um momento de alegria e atividades diferenciadas”.
O estudante Eric Jhoe, da turma do 5º ano da Escola Maurício Fernandes, relata que estava ansioso para participar das atividades da ação. “É muito bom estar aqui e poder participar junto com os meus amigos”.
Para a professora Darlly Noronha da Escola Manoel Assis, a atividade “é fundamental para a desenvoltura e todas as questões que movimentam o corpo, isso é muito importante para as crianças, eles precisam desse momento para melhorar as energias e o desenvolvimento nas aulas”, comenta.