...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern realiza II Feira de Internacionalização e debate sobre parcerias acadêmicas globais

Com o auditório lotado, teve início na manhã de hoje, 04, a segunda edição da Feira de Internacionalização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Com o tema: “Fortalecimento de Parcerias Institucionais: Internacionalização para a Integração Acadêmica, Científica e Social”, o evento acontece hoje e amanhã (04 e 05 de novembro), com uma programação bem diversificada.

O propósito da feira é promover um ambiente de diálogo e colaboração entre a Uern e instituições internacionais e nacionais, com o objetivo de apresentar resultados de acordos e convênios internacionais firmados com instituições parceiras, além de fortalecer essas parcerias, ampliar oportunidades de cooperação científica e cultural e incentivar a mobilidade acadêmica.

Durante a solenidade de abertura, a reitora da Uern, Cicília Maia, destacou a importância de que a Universidade como um todo abrace a temática da internacionalização. “É um momento para reafirmarmos nosso compromisso como uma Universidade que ultrapassa fronteiras. A internacionalização  é um vetor de crescimento para universidades públicas, pois promove conhecimento científico e a solidariedade entre os povos, e isso nos move e nos impulsiona”, disse.

Na oportunidade, a reitora falou sobre os avanços da Uern com a internacionalização e citou o exemplo do convênio Brasil-China para Mecanização da Agricultura Familiar  como reflexo do poder da ciência e da educação. 

O diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Uern, Pedro Adrião, comentou sobre a importância da Feira de Internacionalização. “É um momento muito especial para a nossa Instituição, porque nesse evento nós vamos discutir a internacionalização do Ensino Superior, do currículo, do fortalecimento das nossas parcerias e de que forma as nossas pró-reitorias podem contribuir também com o crescimento da internacionalização”, comentou.

A palestra de abertura, com o tema “Internacionalização para a integração: conectando saberes, pessoas e territórios”, foi proferida por Eliane Segati, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com moderação de Simone Cabral Marinho dos Santos, da Uern Pau dos Ferros. “Minha contribuição é trazer um olhar para a internacionalização como um instrumento de desenvolvimento de qualificação, de desenvolvimento social, econômico, de aproximação das pessoas. A internacionalização é muito poderosa para que a gente possa pensar nos desafios globais em nossos territórios”, declarou Eliane Segati.

A II Feira de Internacionalização reafirma o compromisso da Uern em conectar sua comunidade acadêmica ao cenário global, criando pontes para o conhecimento, a diversidade e a cooperação entre as nações. 

Veja a programação completa do evento aqui, e os registros da abertura da feira aqui.

Fotos: Ênio Freire

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support