O Laboratório de Estudos Costeiros e Áreas Protegidas (Lecap), da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), realiza, nesta segunda-feira, o I Simpósio de gestão de Praias do Litoral Setentrional do Rio Grande do Norte, no campus da Uern Mossoró.
Com palestras e debates envolvendo estudantes da graduação e pós-graduação, docentes, técnicos-administrativos e representantes de órgãos gestores do meio ambiente, o evento conta com palestras e debates que se estendem durante todo o dia.
O litoral setentrional do Rio Grande do Norte é composto pelos municípios de Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue, Macau, Guamaré, Galinhos, Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Pedra Grande, São Miguel do Gostoso e Touros.
A cerimônia de abertura do simpósio foi realizada na manhã desta segunda-feira, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).
Durante a solenidade, o professor Rodrigo Guimarães, coordenador do evento, comentou sobre a criação do simpósio, que surgir a partir de uma Unidade Curricular de Extensão (UCE).
“Mas nós vimos a importância desse tema, que é tão desafiador, e decidimos criar o simpósio, que já queremos que aconteça anualmente na Universidade”, frisou o professor.
Também presente à solenidade, a subcoordenadora de Gerenciamento Costeiro do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Rosa de Oliveira, também destacou a importância do evento, sobretudo diante das particularidades da região. “São áreas que fomentam tanto atividades urbanas quanto industriais”, salientou.
A cerimônia contou ainda com a participação, através de conferência virtual, da professora Marinez Scherer, coordenadora do Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que apresentou pontos diversos sobre o gerenciamento das praias e tirou dúvidas dos participantes.
Até o fim da tarde, o evento contará com diversas palestras e debates, no campus da Uern Mossoró.
Mais informações sobre o evento podem ser acessadas em seu perfil no Instagram.