Uern realiza I Encontro da Capoeira Angola e VIII Encontro Viva Pastinha

O Departamento de História, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), e o Departamento de Artes (Dart), da Faculdade de Letras e Artes (Fala), realizam, entre 14 e 15 de abril, o I Encontro da Capoeira Angola e o VIII Encontro Viva Pastinha. Para se inscrever, é preciso pagar uma taxa de R$ 60 até 17 de março, quando haverá direito a uma camiseta; e até 14 de abril, paga-se R$ 30, sem direito a vestimenta.

Para informações, os contatos são (84) 9.8816-9580 ou o endereço eletrônico luziarodrigues@alu.uern.br.

Desde agosto do ano passado, o projeto de extensão “Capoeira Angola na Uern” ocorre com envolvimento da comunidade acadêmica com apresentações em eventos, a exemplo do X Colóquio sobre questões étnicas no Nordeste, e a comunidade externa, como no caso da “Louvação a Baobá”, visita à comunidade quilombola de Portalegre, promovendo as rodas de capoeira no Memorial da Resistência etc.

De acordo com o professor Carlos Eduardo Martins Torcato, do Departamento de História, “a presença da prática de capoeira dentro da Universidade funciona como agregador a todas as outras manifestações e movimentos afro-brasileiros, ajudando a questionar as estruturas brancas e elitistas ainda muito difundidas na nossa sociedade”. Também faz parte do projeto o professor Daniel Augusto de Lima Mariano, do Dart.

O evento marca o encerramento do primeiro ano do “Capoeira Angola na Uern”, quando se traz para Mossoró o “IX Encontro Viva Pastinha”. Vicente Ferreira Pastinha foi um mestre de capoeira e símbolo do esporte. Organizado pela Associação de Capoeira Nacional Origem Angola, o Encontro, que contará com a presença de alunos do mestre, ocorre anualmente desde 2014, sempre em 5 de abril, data de seu anivérsio.

Os organizadores prepararam um folder com toda a programação. Acesse o perfil do projeto nas redes sociais.