Texto: Iasmin Cardoso – Estagiária de Jornalismo
Conforme o Ministério da Saúde, nos últimos três anos o câncer de próstata apresentou um crescimento de 48% no número de mortes no Rio Grande do Norte. Entre janeiro e novembro de 2025, 40 homens potiguares perderam a vida para a doença, enquanto em 2022 foram registrados 27 óbitos.
Em alusão à Campanha Novembro Azul, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Progep/Uern) realizou nesta quarta-feira, 19, às 8h, um evento em conscientização contra essa doença.
A abertura oficial do evento ocorreu na sala da Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), no campus Mossoró. A programação se estendeu com a palestra “Movimente-se na luta contra o câncer”, com o professor da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (Facene), José Garcia, com uma discussão sobre a patologia e os cuidados necessários na rotina.
As atividades também contaram com momentos de lazer e socialização com um coffee break, além de cortes de cabelo, barba e sobrancelha oferecidos pelo Espaço Salão Jovem aos homens que participaram do evento.
O vice-reitor da Uern, Chico Dantas, marcou presença no evento, destacando a importância de realizar os exames para receber o diagnóstico precoce. “É extremamente necessário encarar o que precisa ser feito: quebrar esse tabu, fazer a prevenção e identificar cedo. E isso não deveria acontecer só em novembro”, relata.
O pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Luiz Marcos, comentou sobre o impacto da doença em Mossoró. “Com o câncer de próstata aumentando em 48% e Mossoró sentindo esse impacto, é urgente refletir sobre as doenças que ameaçam a vida do homem e reforçar o cuidado contínuo com a própria saúde”.
Fotos: Ênio Freire
