...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern realiza conferência de abertura do Colóquio sobre Questões Étnicas no Nordeste Brasileiro

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sedia o X Colóquio sobre Questões Étnicas no Nordeste Brasileiro, e realizou, na noite de quarta-feira, 16, a abertura do evento no auditório Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

Com a programação até 20 de novembro, o colóquio tem como tema “10 Anos das Cotas Raciais no Brasil”.

Para tratar do assunto, o colóquio trouxe o professor doutor Ilzver de Matos, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em sua fala, ele indiciou a necessidade de a sociedade brasileira promover uma ampla reparação histórica e dissertou ainda sobre a necessidade de adoção de políticas públicas.

“As pessoas brancas têm um papel no debate racial e no enfrentamento ao racismo de forma autônoma. Na verdade, é um compromisso que elas têm, porque o Brasil nunca refletiu de forma séria sobre reparação histórica. De outro modo, o País sempre distribuiu benefícios para a população não negra”, explicou.

Para ele, o debate racial foi, em alguma medida, “colocado para debaixo do tapete”. O Congresso Nacional chegou a debater uma reparação financeira para ex-escravizados, mas o projeto não seguiu em frente, diante do elevado valor, explicou. “Foi aí que se optou pelas políticas públicas”.

Na abertura, a reitora Cicília Maia cumprimentou, em nome da professora Ivonete Soares, referência em sua luta na implementação de ações e políticas de inclusão na Universidade, todas as pessoas que contribuíram com esse debate no âmbito da Uern.

“Há 20 anos, a nossa universidade já era vanguardista, ao instituímos a política de cota social quando o sistema federal ainda não estava falando sobre isso. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte já estava dando seu ponta pé inicial, dizendo ao Brasil e ao mundo que era, sim, importante trazer essa pauta para nossa sociedade”, registrou.

A reitora reforçou que a Uern é uma instituição “inclusiva e includente”, com grande potencial transformador no interior do estado.

O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Uern, busca proporcionar reflexões sobre nossa sociedade, marcada atualmente por desmandos e incertezas, sobretudo na educação e nas questões referentes à diversidade étnico-racial.

Trata-se ainda de uma importante ação inclusiva da Universidade ligada à recém-criada Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade, que tem à frente a professora Dra. Eliane Anselmo, que também coordena o Neabi.

Estão na programação mostra audiovisual, conferência, minicurso, grupos de trabalho, oficina, o 4º Fórum de Terreiros das Religiões Afro-Ameríndias de Mossoró e a tradicional Louvação ao Baobá.

Confira o site oficial.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support