Nos dias 18, 21 e 26 de junho, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Progep/Uern), promoverá o “Seminário sobre envelhecimento”. Alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, a iniciativa será realizada nos campus de Assú, Mossoró e Caicó, respectivamente.
O evento contará com palestras sobre “Envelhecimento e políticas de cuidado”, ministrada pela Profª. Drª. Suzaneide Ferreira da Silva, e “Violências contra a pessoa idosa e rede local de proteção e defesa da pessoa idosa”, como o Dr. Guglielmo Marconi Soares, representante do Ministério Público.
A programação é voltada para discentes, docentes e técnicos-administrativos da Uern, em especial profissionais que atuam na área de assistência social, bem como pessoas interessadas no assunto.
As temáticas do Seminário foram trabalhadas de forma contextualizada a partir do diálogo entre pesquisadores e profissionais com vivências no cenário atual de Mossoró, e têm por objetivo promove uma reflexão crítica acerca do Estatuto do Idoso, Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (RENADI), o controle social, autonomia e combate à violência.
O evento é promovido através de uma parceria entre a Uern, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a 15ª Promotoria de Justiça de Mossoró, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Mossoró.
O Dia 15 de junho foi declarado Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. A proposta é reafirmar a preocupação mundial por campanhas de combate à violência contra a pessoa idosa, na busca de se criar uma consciência mundial, social e política de combate à violência contra a pessoa idosa.