Texto: Iasmin Cardoso – Estagiária de Jornalismo
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realiza nesta sexta-feira, 10, a partir das 8h, uma ação de corte solidário no Edifício Epílogo de Campos. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa e visa incentivar a doação de cabelos para a confecção de perucas a serem destinadas a pacientes em tratamento contra o câncer.
A atividade será realizada com a profissional Gleiciane Medeiros, e aberta à comunidade acadêmica e ao público externo. Após a doação do cabelo, as participantes ganharão um registro fotográfico profissional, com o fotógrafo Ênio Freire, técnico de audiovisual da Agência de Comunicação da Uern (Agecom/Uern).
O cadastro é feito presencialmente, no local da ação. Podem ser doados fios de qualquer tipo e formato de cabelo, com ou sem química, desde que tenham entre 15cm e 20cm de comprimento – medidas ideais para o trabalho da voluntária Neide Melo, responsável por transformar as mechas em perucas e entregá-las à Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.
Iniciativa semelhante será realizada na próxima terça-feira, 14, às 8h, no Campus Central de Mossoró, com a profissional Cláudia Guimarães.
Esta é a segunda edição da atividade durante o Outubro Rosa. No ano passado, foram arrecadadas 36 doações no Campus de Mossoró e nos demais campi da instituição.
De acordo Viviane Monteito, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a iniciativa busca incentivar a doação de cabelos e contribuir para o fortalecimento da autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer.
A Campanha Outubro Rosa vem sendo desenvolvida pela Uern ao longo deste mês. As ações são desenvolvidas por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/Uern), Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/Uern), Faculdade de Enfermagem (Faen/Uern) e Faculdade de Ciências da Saúde (Facs/Uern). O foco é incentivar exames de rotina e a adoção de hábitos saudáveis.