Uern promove I Encontro de Mães Atípicas em parceria com Coletivo de Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com o Coletivo de Mães Atípicas de Mossoró, realizou na última quarta-feira (6), no auditório da Faculdade de Enfermagem, o I Encontro de Mães Atípicas.

O evento teve como tema ” Solidão, Partilha e Amor”, e foi uma oportunidade para a promoção da inclusão e para o apoio às mães que compõem o coletivo e enfrentam desafios especiais na maternidade.

O termo “mães atípicas” abrange uma diversidade de situações, incluindo mães de crianças com necessidades especiais, mães solteiras, adotivas, em situações de vulnerabilidade, entre outras circunstâncias particulares. Essas mães demandam suporte diversificado para lidar com os desafios específicos que enfrentam na criação e educação de seus filhos.

De acordo com a diretora da Dain, Ana Lúcia Aguiar, o trabalho desenvolvido pela Uern, através da Dain, consubstancia-se nas propostas gerais de ação com base nas Legislações, Nacionais e Internacionais, de Educação Inclusiva com vistas às pessoas com deficiências. “Acresce a meta da promoção e ampliação das parcerias institucionais com diversas entidades, com o objetivo do gerenciamento, transmissão, atualização de técnicas e metodologias no campo do ensino da Educação Inclusiva”.

Dávida Oliveira, diretora do Coletivo de Mães Atípicas de Mossoró, ressaltou a importância da parceria com a Uern: “Buscamos a Universidade para oferecer apoio e qualidade de vida às mães atípicas. O apoio da Uern é fundamental para essas famílias.  Neste encontro estamos tendo a oportunidade de receber conhecimento e suporte diversificado.”

A colaboração entre a Uern, por meio da Dain, e o Coletivo evidencia o compromisso mútuo em oferecer suporte e oportunidades para essas mães, fortalecendo a inclusão e promovendo o cuidado necessário nessa jornada.

A reitora Cicilia Maia enfatizou o compromisso da Uern com o acolhimento das famílias, especialmente das mães atípicas: “Nosso compromisso é cuidar de pessoas, e esse encontro representa a materialização desse compromisso em proporcionar suporte e acolhimento adequado.”

O I Encontro de MãesAtípicas, marcado pela troca de experiências, solidariedade e aprendizado, ressaltou a importância da união entre instituições e comunidades para promover a inclusão e oferecer suporte a todas as mães que enfrentam desafios específicos na jornada da maternidade.