O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), do Campus de Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), realizou, nos dias 26 e 27 de novembro, dois eventos significativos: o V Encontro de Egressos do PPGE (EEPPGE) e o II Seminário sobre Inclusão no Ensino Superior (SIES). Com o tema central “Diversidade, inclusão e ensino: perspectivas e desafios da educação básica à pós-graduação”, as atividades abordaram questões cruciais para a formação acadêmica e profissional.
Os eventos ocorreram em formato híbrido, com atividades presenciais no Campus de Pau dos Ferros e transmissões remotas por plataformas digitais. A programação incluiu palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e um espaço para troca de experiências entre egressos, alunos e docentes do programa.
A abertura, no dia 26, contou com uma conferência proferida pela professora doutora Francisca Geny Lustosa, da Universidade Federal do Ceará (UFC), mediada pela professora doutora Disneylândia Maria Ribeiro, do PPGE. O tema central destacou a importância de práticas inclusivas e da valorização da diversidade nos diversos níveis de ensino, incluindo a pós-graduação.
Outro destaque foi a mesa-redonda sobre “Diversidade, políticas públicas e ações afirmativas: da Educação Básica à Pós-Graduação”, com a participação de egressos do programa, incluindo a doutora Nadia Farias dos Santos, a mestre Adriana Corrêa e o mestre Francisco Oliveira, sob mediação da professora doutora Roberta Alencar.
No segundo dia, o III Seminário de Autoavaliação do PPGE reuniu professores, estudantes e egressos para discutir a autoavaliação e o planejamento estratégico do programa, com a presença da professora doutora Ivanise Rizzatti, coordenadora da área de Ensino na Capes.
O encerramento foi marcado pelo painel “Dedinhos de Prosa sobre Experiências Exitosas de Impacto e Inserção Social”, onde ex-alunos compartilharam suas trajetórias e o impacto do PPGE em suas carreiras.
Com ampla participação da comunidade acadêmica, o evento reforçou o compromisso do PPGE com a formação de qualidade, a inclusão e a promoção de debates que fortalecem o ensino em todos os níveis.