A Uern realizou na noite desta quarta-feira (6) a colação de grau de cerca de 180 concluintes das faculdades de Ciências Econômicas, Educação Física, Filosofia e Ciências Sociais, Ciências da Saúde e Direito. A solenidade foi realizada no Requinte Buffet, em Mossoró.
Em um dos momentos mais marcantes da noite, o orador representante dos concluintes, João Victor Simplício de Lima, do curso de, relembrou alguns dos momentos de dificuldade que os graduandos tiveram ao longo da trajetória acadêmica, mas também ressaltou o empenho de cada um e o apoio recebido por parte de amigos, familiares e servidores da Universidade.
“Ao olharmos hoje para trás, vemos o quanto caminhamos, e que o caminho foi árduo. Mas ao olharmos para frente, temos a confiança de que podemos ir ainda mais longe e sermos tudo aquilo que sonhamos e acreditamos”, frisou.
O graduando ressaltou ainda o desejo de ser um profissional cuja atuação gere impactos positivos para a comunidade, assim como, salientou, a Uern promove através de suas ações.
“Precisamos agradecer à Uern, que muito mais do que uma instituição de ensino, é um instrumento de transformação social na vida de tantas pessoas”, comentou João Victor.
A paraninfa das turmas concluintes, professora Flávia Spinelly Braga, do Departamento de Geografia, também ressaltou o papel relevante da Universidade, enfatizando que cada parte da comunidade acadêmica tem sua participação no processo. “É por conta de vocês que a Uern não é custo. A Uern é necessária, é viva, é patrimônio cientifico e material do nosso estado”, pontuou.
Ao longo da trajetória que agora se inicia para os recém-formados, complementou a professora, a defesa da Uern deve ser uma constante, para que a instituição continue se fortalecendo e transformando outras vidas.
“A sigla da Uern está agora tatuada no coração de vocês pra sempre. Então sempre a defendem, onde estiverem, lembrando do empenho de professores e técnicos e de vocês mesmos”.
A reitora da Uern, professora Cicília Maia, que presidiu a solenidade, também salientou a relação entre a Uern e o público externo. “Nós temos muros, mas eles são apenas estruturais”, ilustrou.
Cicília destacou ainda a marca que a Uern alcançou neste ano de 60 mil diplomas expedidos. “Pensem no que significa 60 mil profissionais espalhados pelo RN e áreas adjacentes pelo Rio Grande do Norte e áreas adjacentes. Imaginem que apagássemos 60 mil profissionais na região. Como estararíamos? Com certeza, com menos conhecimento. Como não dizer que essa universidade é o maior patrimônio vivo do povo potiguar?”, comentou a reitora.
Concluindo seu discurso, a reitora destacou ainda que o conhecimento adquirido pelos concluintes seja utilizado, de agora em diante, em prol de mudanças positivas na sociedade. “Sigam em frente com coragem ética, com orgulho de suas origens e a certeza de que podem mudar o mundo a sua volta”, frisou.
O ciclo de colações de grau continua na próxima segunda-feira (11), na Uern Caicó.
Fotos: Ênio Freire