Uern promove Batalha de Rimas e exposição da Revista Lampiar

Texto: Vitória Araújo – Estagiária de Jornalismo

Nesta terça-feira, 21, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com o coletivo Batalha dos Deuses (BDD), promoverá a primeira batalha de rimas. A atividade integra a programação do Mês da Consciência Negra da Universidade, realizada pela Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad).

A batalha de rima será realizada no Centro de Convivência do Campus Mossoró, a partir das 20h, sendo aberta para toda a comunidade acadêmica e comunidade que tenham interesse pela cultura do Hip Hop.

“Estamos torcendo para que tenhamos um bom acolhimento por parte da comunidade acadêmica. Estamos ansiosos para expandir a cultura do hip hop, das batalhas de rima em outros ambientes diferentes. Estamos felizes demais com esse novo projeto e muito otimistas”, relatou Ligia Cristyanne, uma das organizadoras do coletivo.

O coletivo Batalha dos Deuses (BDD) surgiu em 2021, organizado inicialmente por Sam Kauan, Jonas Barbosa e Lucas Felipe (Boca), com batalhas que habitualmente acontecem no Skate Park. Atualmente, é a única batalha de rima ativa na cidade de Mossoró.

“Procuramos sempre expandir o movimento para que outras pessoas se sintam confortáveis a começar a rimar e quem sabe abrir outras batalhas na cidade, para que o Hip Hop cresça cada vez mais na nossa cidade, que é nosso objetivo. O hip hop salva, realiza sonhos, e, pra nós do movimento, é a nossa vida”, frisou a organizadora.

Ainda durante a programação desta terça-feira, no Campus Mossoró, a Revista Lampiar promoverá a 2ª Exposição de Arte Estudantil, como parte do Mês da Consciência Negra, com imagens enviadas pelos próprios estudantes, com o intuito de ser um espaço para expressar emoções através da arte.

A Exposição é uma ação realizada em colaboração com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e Proex e conta com a participação de discentes de diversos cursos da Uern, com o objetivo promover a arte e a ciência de forma conjunta. “A mostra é um ambiente rico em diversidade, arte e protagonismo estudantil”, comentou Ana Quitéria, estudante da Faculdade de Direito (FAD) e participante da equipe da revista.

A Exposição de Arte será aberta para todo o público e acontecerá no Campus Mossoró, em frente à Prae.