...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern promove avaliação física de idosos do Programa 60+ na Zona Norte de Natal

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio dos campi de Natal e Pau dos Ferros, realizou nesta quinta-feira (4) uma atividade de avaliação funcional e de desempenho físico com os alunos do Programa Uern 60+. A ação aconteceu no Complexo Cultural da Universidade, na zona Norte da capital.

Coordenador do curso Desafios do Autocuidado 60+, na Uern Natal, o professor Bertulino José de Souza destacou o caráter científico da iniciativa. “Essa atividade é importante para que possamos conhecer a real condição física dos alunos e planejar as práticas de forma adequada. Antes não tínhamos esses elementos, agora teremos dados para acompanhar evolução em aspectos como flexibilidade, força e resistência. A ideia é que a cada três meses possamos repetir os testes e verificar os avanços”, explicou.

A atividade contou com a participação do professor doutor Francisco Gama, do Departamento de Educação Física da Uern Pau dos Ferros, que trouxe oito alunos a Natal, para aplicar os testes. “Estamos avaliando equilíbrio, força, resistência cardiorrespiratória e flexibilidade. É uma experiência que também fortalece a formação dos nossos estudantes”, afirmou.

Entre os participantes, a empolgação foi visível. Maria Justino Fernandes, 88 anos, aposentada e moradora da Redinha, participa de dois cursos do Programa Uern 60+. “Estou amando. Já fiz alguns testes hoje e achei muito bom. Pensei que só poderia me inscrever em um curso, mas consegui fazer dois. Estou animada e feliz com essa oportunidade”, contou.

O professor aposentado e ex-jogador de futebol Esmerino Análio de Araújo Filho, 67 anos, também compartilhou a experiência. “Estou inscrito no curso Qualidade de Vida e acho o programa muito bom. Como profissional da área, vejo esse momento de avaliação como algo ímpar, que nos revitaliza e ajuda a buscar uma melhor qualidade de vida. O Programa Uern 60+ só agrega”, afirmou.

Nesta sexta-feira (5), a atividade será ampliada para a comunidade acadêmica, com 15 vagas para estudantes e 15 para servidores (docentes, técnicos e terceirizados). Os interessados devem se inscrever pelo formulário AQUI.

O atendimento, tanto para alunos do 60+ quanto para servidores e estudantes, é feito por ordem de chegada.

Com essa iniciativa, a Uern reforça seu compromisso de unir ensino, pesquisa e extensão em favor da qualidade de vida e do envelhecimento ativo, aproximando universidade e comunidade em práticas de impacto social direto.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support