A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio dos campi de Natal e Pau dos Ferros, realizou nesta quinta-feira (4) uma atividade de avaliação funcional e de desempenho físico com os alunos do Programa Uern 60+. A ação aconteceu no Complexo Cultural da Universidade, na zona Norte da capital.
Coordenador do curso Desafios do Autocuidado 60+, na Uern Natal, o professor Bertulino José de Souza destacou o caráter científico da iniciativa. “Essa atividade é importante para que possamos conhecer a real condição física dos alunos e planejar as práticas de forma adequada. Antes não tínhamos esses elementos, agora teremos dados para acompanhar evolução em aspectos como flexibilidade, força e resistência. A ideia é que a cada três meses possamos repetir os testes e verificar os avanços”, explicou.
A atividade contou com a participação do professor doutor Francisco Gama, do Departamento de Educação Física da Uern Pau dos Ferros, que trouxe oito alunos a Natal, para aplicar os testes. “Estamos avaliando equilíbrio, força, resistência cardiorrespiratória e flexibilidade. É uma experiência que também fortalece a formação dos nossos estudantes”, afirmou.
Entre os participantes, a empolgação foi visível. Maria Justino Fernandes, 88 anos, aposentada e moradora da Redinha, participa de dois cursos do Programa Uern 60+. “Estou amando. Já fiz alguns testes hoje e achei muito bom. Pensei que só poderia me inscrever em um curso, mas consegui fazer dois. Estou animada e feliz com essa oportunidade”, contou.
O professor aposentado e ex-jogador de futebol Esmerino Análio de Araújo Filho, 67 anos, também compartilhou a experiência. “Estou inscrito no curso Qualidade de Vida e acho o programa muito bom. Como profissional da área, vejo esse momento de avaliação como algo ímpar, que nos revitaliza e ajuda a buscar uma melhor qualidade de vida. O Programa Uern 60+ só agrega”, afirmou.
Nesta sexta-feira (5), a atividade será ampliada para a comunidade acadêmica, com 15 vagas para estudantes e 15 para servidores (docentes, técnicos e terceirizados). Os interessados devem se inscrever pelo formulário AQUI.
O atendimento, tanto para alunos do 60+ quanto para servidores e estudantes, é feito por ordem de chegada.
Com essa iniciativa, a Uern reforça seu compromisso de unir ensino, pesquisa e extensão em favor da qualidade de vida e do envelhecimento ativo, aproximando universidade e comunidade em práticas de impacto social direto.