...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern promove a conferência “Negritude e miscigenação: Desafios da identidade negra no Brasil”

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Uern (Neabi) promoveu, na noite desta quarta-feira (19), a conferência “Negritude e miscigenação: Desafios da identidade negra no Brasil”.

Realizada no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), a conferência foi ministrada pelo professor Luís Tomás Domingos, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Durante o encontro, o professor abordou pontos como a relação da identidade de pessoas negras diante do passado. “Quando se sai da escravidão, a reconstrução do eu implica enorme trabalho sobre si mesmo. Estamos no processo da reconstrução dessa história de cada um de nós, de como essa história foi feita e de como eu me posiciono perante essa história”, ilustrou.

Representando a reitora Cicília Maia, a pró-reitora adjunta de Extensão, professora Amélia Carolina, destacou os avanços da universidade em relação a políticas afirmativas e ações que enfrentam desigualdades raciais.

“A Uern é um espaço marcado pela diversidade, acolhimento e mobilização social”, frisou a professora, acrescentando que 55% dos estudantes da instituição se autodeclaram pretos pardos ou quilombolas.

A conferência desta quarta-feira integra a programação do XI Colóquio sobre Questões Étnicas no Nordeste Brasileiro, que teve início na segunda-feira (17) e reuniu oficinas, mesas-redondas e exibição de filmes.

O evento tem entre os objetivos fomentar o debate sobre a importância das ações afirmativas para os povos e comunidades tradicionais, da promoção da igualdade étnico-racial no âmbito da educação e do combate ao racismo, discriminação e a intolerância religiosa.

Ao longo dos três dias de programação, o colóquio reuniu pesquisadores, profissionais da educação, estudantes, povos e comunidades tradicionais, representados por lideranças indígenas, quilombolas, ciganas, terreiros de religiões de matriz africana e ameríndia, bem como a comunidade em geral.

O evento faz parte das ações da Uern relacionadas ao Novembro Negro, dedicado à celebração da cultura e história afro-brasileira e ao combate ao racismo – em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, 20 de novembro.

Nesta quinta-feira, 20, acontece a Louvação a Baobá, na praça do Teatro Municipal Dix-huit Rosado em Mossoró, às 17h. O evento é aberto a todo o público interessado.

A conferência desta quarta-feira pode ser assistida no canal da Uern no YouTube.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support