Uern prepara semana de acolhimento para volta às aulas

Arielison Patrick, aluno do quinto período do curso de Licenciatura em Geografia, disse estar ansioso para o dia 8 de maio, quando se iniciam as aulas do semestre 2023.1 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). “É um semestre com novos discentes, que devem estar muito mais ansiosos do que eu, e espero que gostem e tenham uma boa primeira impressão, assim como eu tive quando cheguei na Instituição pela primeira vez”, disse.

A primeira semana terá eventos de sobra para causar essa mesma impressão em novos alunos e alunas. Palestras, momentos de acolhimento e instruções foram preparadas para receber calouros e veteranos.

No dia 9, a partir das 19h, o professor Ronnie Paskin, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), fará uma palestra no canal oficial da Uern com o tema “Tecnologia e Educação: novos caminhos à vista”. O professor Esdras Marchezan, do Departamento de Comunicação (Decom) da Uern, será o moderador.

No dia seguinte, em 10 de maio, para dar as boas-vindas aos e às estudantes ingressantes e acolher os veteranos no semestre letivo, a Universidade realizará mais uma edição do Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba) em todos os campi da Instituição. Além da apresentação da estrutura geral, os e as discentes poderão conhecer projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Em cada campus, o Samba terá duas oportunidades de participação: manhã e noite. A programação ocorrerá às 8h e às 19h nos campi de Mossoró, Patu, Caicó e Assú. Em Natal, os horários serão 8h30 e 18h30 e, em Pau dos Ferros, 8h e 20h30.

Para finalizar a semana de acolhimento, haverá o Uern Conect@, que focará na mudança do Sistema Íntegra para o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), além do Sistema Integrado de Bibliotecas.

“A expectativa é bem alta quanto ao início do semestre. Então, é sempre um momento um momento de muito acolhimento e de muita integração. É isso que nós estamos buscando”, disse a titular da Pró-Reitoria de Apoio Estudantil (Prae), Ana Angélica.

Alunos e alunas encontrarão melhorias de infraestrutura nos campi

Obras incluem melhorias nas salas de aula (Foto: arquivo)

Alunos e alunas também encontrarão uma infraestrutura renovada. Atualmente, a Uern se encontra com sete contratos de obras em execução, alguns nas etapas finais com conclusão prevista ainda para este mês, como a construção do novo prédio para as atividades de pós-graduação da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat).

Os serviços de reparo e substituição das clarabóias na cobertura do Campus Natal também se encontram em estágio avançado de execução, com conclusão estimada para os próximos dias.

Outra reforma em ritmo acelerado é o reparo e revitalização de coberturas em faculdades no campus central, com previsão de liberação do bloco de salas da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic) para até a próxima sexta-feira, 12, conforme previsão da Superintendência de Obras e Engenharia.

Além dessas importantes obras, estão sendo realizadas reformas de acessibilidade de banheiros, circulações, acessos a salas de aula e salas administrativas Campus Pau dos Ferros, promovendo melhor aproveitamento dos espaços disponíveis; reformas de revitalização nos ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs) e a construção de um novo prédio para o funcionamento do Núcleo Tecnológico de Engenharia de Software (NTES), com estimativa de entrega no segundo semestre de 2023.

É preciso mencionar ainda a fixação de quadros de vidro e telas de projeção em várias salas de aula, em substituição aos quadros brancos, num serviço que será continuado ao longo do semestre, com foco em salas de aula.

De acordo com a Pró-Reitoria de Administração (Proad), há também serviços complementares para entrega de obras, reativando salas interditadas na Faculdade de Educação (FE), retelhamento geral, a fim de reduzir problema de goteiras, e a fase final de conclusão para entregar sala de atendimento a alunos na Prae.