Uern Pela Vida arrecada cerca de duas toneladas de alimentos

Reafirmando o seu compromisso social, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou a entrega dos alimentos arrecadados durante a campanha “Uern pela vida: no combate à fome”. A iniciativa arrecadou cerca de duas toneladas de alimentos, com doações de setores da comunidade acadêmica e da sociedade.

As doações iniciaram na manhã desta terça-feira, 26, com a entrega de alimentos ao Projeto Barriguinha Cheia (desenvolvido pelo Projeto Esperança), no abrigo Warao, no Lar da Criança Pobre, na Casa do Estudante de Mossoró e no Albergue de Mossoró (Albem). As entregas seguem até amanhã.

Serão beneficiados 18 projetos e instituições sociais, nas cidades de Assú, Caicó, Natal, Mossoró, Patu e Pau dos Ferros. Também serão beneficiados com cestas do projeto os estudantes das Residências Universitárias de Assú, Caicó, Natal e Mossoró.

Neste ano, foram arrecadadas 228 cestas básicas, 90 cestas a mais do que em 2023.

“Nós agradecemos a todas as pessoas que fizeram a doação de alimentos. Servidores de vários setores e campi se envolveram com essa campanha. Com esse gesto solidário, podemos amenizar a fome de muitas famílias. Sabemos que a vulnerabilidade social deve ser enfrentada com políticas e acesso à educação, mas a fome tem urgência”, afirmou a reitora Cicília Maia.

De acordo com Lígia Guerra, que faz parte do Projeto Esperança, é uma imensa alegria receber essa doação. “O período da Quaresma é um momento que inspira a caridade. E em todos os anos, a Universidade tem contribuído conosco com a doação de alimentos, que nos ajuda a mantar vários projetos na região próxima a igreja e também no Assentamento Terra Prometida e na favela do Santa Helena, que são comunidades mais sofridas”, comenta.

O estudante Walmir Júnior, que é de Messias Targino, destaca a importância da doação para a Casa do Estudante. “A gente está sempre precisando. Os estudantes que moram aqui são do interior, que muitas vezes os pais não têm condições de manter. Então, é muito gratificante receber essa ajuda que contribui para que possamos nos manter aqui e realizar o nosso objetivo de estudar e se preparar para um futuro melhor”, declara.

A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, da Progep/Uern, Bianca Valente avalia que a campanha Uern Pela Vida – No combate à fome foi um sucesso. “A gente conseguiu superar a meta de arrecadação e conseguimos envolver a comunidade acadêmica de todos os campi nessa iniciativa”, afirma.

Ela ressalta que além de proporcionar um gesto concreto, a campanha visa incentivar e despertar nas pessoas a questão da solidariedade, a importância de cada um fazer a sua parte para melhorar a vida das pessoas, sobretudo daquelas menos favorecidas. “A Uern enquanto universidade socialmente referenciada tem o compromisso social, e com suas ações concretas vem fazendo a diferença na vida das pessoas que mais precisam”, finaliza.