...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern Pau dos Ferros tem recursos aprovados para a XIV Feira de Ciências do Alto Oeste Potiguar

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) teve recursos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a realização da XIV Feira de Ciências do Alto Oeste Potiguar, em Pau dos Ferros. Trata-se de um projeto que visa fortalecer a pesquisa e o elo entre escola e universidade.

A Feira de Ciências do Alto Oeste Potiguar é uma ação desenvolvida pela Uern Pau dos Ferros e 15ª Diretoria Regional Educação e Cultura (DIREC). O projeto envolve escolas públicas estaduais da região, e conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/Uern), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Para o desenvolvimento da Feira, que está prevista para ocorrer entre os meses de agosto e setembro, foram aprovados recursos na ordem de R$ 40 mil. O objetivo do projeto é promover a cultura científica no espaço escolar, mediada pelo processo de apropriação do conhecimento científico como forma de inclusão social e desenvolvimento da curiosidade científica em alunos do ensino médio e fundamental da escola pública, segundo informa a Profa. Dra. Simone Cabral, coordenadora da ação.

Um dos diferenciais do projeto é o incentivo à diversidade étnico-racial e de gênero e pessoas com deficiência na composição das equipes de alunos e alunas que apresentarão trabalhos na feira. “A ideia é incentivar alunos com deficiências, de comunidades quilombolas da região, por exemplo, possam desenvolver os seus projetos de pesquisa sobre o tema que desejarem. A feira de ciência não é um lugar para ‘escolher os melhores’, mas um lugar para oportunizar um ambiente de diversidade e inclusão”, destaca Cabral.

Vale ressaltar que o projeto não se resume ao evento, a feira. “Na verdade, ele começa muito antes porque envolve um conjunto de ações que são desenvolvidas para sensibilizar a escola, professores e alunos”, revela Simone Cabral. Dentro dessas ações, são realizadas cursos de formação da metodologia científica, visitas, acompanhamento dos projetos.

“Desde o ano passado, nós, enquanto projeto de extensão, ofertamos na pós-graduação disciplinas para formar alunos de pós-graduação pra serem avaliadores da feira de ciência. Então, é um trabalho muito intenso. De formação dos professores da educação básica sobre o método científico, da formação dos alunos, do acompanhamento e visita das escolas e também de formação até de avaliadores pra feiras de ciência”, destaca.

Este será o primeiro ano que a Feira de Ciências do Alto Oeste Potiguar contará com recursos do CNPq. O projeto visa envolver alunos da região e a Universidade no processo de desenvolvimento de uma cultura científica na escola e na região.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support