...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern Pau dos Ferros realiza roda de conversa sobre movimento antirracista

A roda de conversa “Enegrecendo as ideias: histórias e diálogos para (re)construção de pensamentos e posturas” ocorre nesta segunda-feira, 20, no Auditório Antônio de Farias Capistrano, no Campus Pau dos Ferros, com mediação dos professores Luiz Eduardo e Andreza Tacyana.

São dois momentos: um pela manhã e outro à noite. Trata-se de um evento voltado para os alunos e faz alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Na manhã, os docentes falaram da importância e da necessidade de se ter discussões dessa natureza, a partir da construção de um letramento racial, da educação antirracista e da luta do povo negro. Marta Evânia, egressa do curso de Geografia e professora na rede estadual do Ceará, participou da roda de conversa.

À noite, outros três participantes – o cantor Everaldo Miguel, o publicitário e designer Rodrigo Kemendy Silva e a professora Ielandia Jacinto, da rede municipal de Pau dos Ferros – também participam. Ielandia é oriunda do quilombo Pêga do município de Portalegre.

Na oportunidade, os convidados e os alunos falam de suas vivências enquanto pessoas negras, sobre cotas, cultura e religiões de matrizes africanas.

“Tudo isso vamos discutindo aos poucos com as experiências dos nossos alunos. E tudo isso que eu falei dá a devida importância do que o evento necessita ser apresentado e trabalhado anualmente. Então nós já estamos fazendo a segunda edição, esperamos que na próxima e terceira edição a gente possa também”, disse o professor Luiz Eduardo.

O evento também se constitui como uma oportunidade para indicação de leituras, livros, minisséries, trabalhos e pessoas relacionados à temática.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support