Uern Pau dos Ferros celebra 47 anos com avanços no ensino, pesquisa e extensão

Instituída em 28 de setembro de 1976, a Universidade do Rio Grande do Norte (Uern) Pau dos Ferros comemora 47 anos de história. O Campus é um forte instrumento de transformação a região do Alto Oeste Potiguar, com atuação também nas regiões de fronteira com os estados da Paraíba e Ceará.

Com nove cursos de graduação presenciais (Administração, Ciências Econômicas, Educação Física, Enfermagem, Geografia, Letras – Língua Inglesa, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Espanhola e Pedagogia) e um curso EAD (Letras Libras), a unidade oferece um leque extenso de oportunidades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa em Pau dos Ferros, inclusive, é destaque no interior.

A Uern Pau dos Ferros possui quatro Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), além de dois Doutorados Interinstitucionais em Desenvolvimento Urbano (DINTER) e em Letras (DINTER/IFSERTÃO/PE). Devido a esses cursos, Pau dos Ferros é a menor cidade do País, em termos populacionais, com oferta de mestrado e doutorado.

A Unidade dispõe de vários grupos de pesquisa que desenvolvem projetos institucionais, ações extensionistas e projetos de ensino de graduação que somados às pesquisas desenvolvidas nos cursos de mestrado e doutorado têm alcance em vários estados do Nordeste.

A capilaridade da comunidade acadêmica é um dos pilares de sua constituição. O Campus recebe estudantes oriundos de mais de 70 municípios, principalmente dos Estados do Rio Grande Norte, Paraíba e Ceará. Já os cursos de pós-graduação elevam o número de unidades da federação alcançadas pela unidade.

“O campus tem em sua história marcas de grande revoluções de mudança da realidade social do Alto Oeste Potiguar. Nestes 49 anos de trabalho e determinação, fomos o palco de ações de transformação da vida de milhares de cidadãos de origem humilde da região do Alto Oeste, e de luta por novos horizontes”, destaca o diretor da Campus, Agassiel de Medeiros.