O Campus de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) celebrou nesta quinta-feira, 7 , a colação de grau dos cursos de Ciências Contábeis, Pedagogia, Matemática e Educação do Campo, semestre 2025.1. A cerimônia foi presidida pelo vice-reitor da Uern, professor Francisco Dantas de Medeiros Neto, e realizada no auditório da unidade, reunindo formandos, familiares, amigos e docentes.
O paraninfo das turmas foi o professor Benedito Manoel do Nascimento Costa, vice-diretor da Uern Patu e docente do Departamento de Ciências Contábeis. A mesa de autoridades contou ainda com a presença da diretora do Campus Patu, professora Cláudia Maria Felício Ferreira Tomé; e do diretor de Admissão, Registro e Controle Acadêmico, professor José Mairton Figueiredo de França.
Durante o ato, a diretora Cláudia Tomé apresentou os graduandos e graduandas, seguida pelo juramento protocolar, proferido pela formanda Renata Santos Alencar, do curso de Ciências Contábeis. Na sequência, a oradora da turma, Lívia Zilar Lemos Chaves, também de Ciências Contábeis, destacou a importância da jornada acadêmica e a inspiração deixada pelos docentes. “Aos professores, deixamos nossa admiração e gratidão. O que vocês nos ensinaram vai muito além dos conteúdos. Que sejamos sementes de renovação por onde passarmos. Se chegamos até aqui, temos força e coragem para ir além”, afirmou.
Os representantes das turmas – Iraci Silveira Diniz Neta (Ciências Contábeis), Jéssica Dantas de Almeida (Educação do Campo) e Hardmyla Kailany de Oliveira (Matemática) – receberam simbolicamente o grau acadêmico, concedido pelo vice-reitor. A formanda Nicoly Diniz Silva, de Ciências Contábeis, destacou a satisfação por concluir a graduação. “Fico muito feliz porque hoje é difícil. É um sentimento inexplicável, passaram muito rápido esses quatro anos”, declarou.
A solenidade também foi marcada pela entrega da Comenda de Mérito Acadêmico, concedida à formanda Iandra Karla Soares de Almeida, de Ciências Contábeis, pelo melhor desempenho do curso. O momento, descrito pelo vice-reitor como “o coroamento emocionante de uma trajetória acadêmica vitoriosa”, foi acompanhado pela entrega do certificado e da medalha.
Igor Mesquita, 29 anos, de Catolé do Rocha, relatou a sensação de conquista após conciliar trabalho e estudo. “Meu sentimento é de realização, porque só a gente sabe o sentimento de ter que trabalhar e estudar”, afirmou. Já Demair Justino, 36 anos, do curso de Educação do Campo, ressaltou a importância da modalidade a distância. “Estamos fechando um ciclo, agora é o final. É excelente poder se formar EaD, para quem trabalha facilita bastante”, disse.
A graduanda Marcela Alves Braga, de Ciências Contábeis, entregou a homenagem ao paraninfo Benedito Manoel, que, em seu discurso, ressaltou a competência e a responsabilidade com que os novos profissionais devem atuar, destacando o papel da contabilidade na modernidade.
Encerrando a cerimônia, o vice-reitor Chico Dantas fez um apelo à defesa da educação pública. “Vocês não se formaram apenas para si, mas para prestar um serviço à sociedade. O conhecimento que vocês adquiriram precisa encontrar eco. Hoje vivemos tempos difíceis em que o valor da educação pública tem sido desafiado. Fazer essa defesa é papel de vocês. Isso é território e dignidade. Sigam firmes, sigam grandes, como grandes são os que acreditam mudar o mundo, começando pelo lugar em que estamos. Vocês devem estar sempre abertos ao aprendizado, mas nunca percam a simplicidade”, afirmou.
Confira mais registros neste link.
Fotos: Rodrigo Oliveira