A Uern está entre as instituições parceiras da II Conferência do Clima do RN (COP Clima RN), que reunirá, nos dias 11 a 13 de abril, pesquisadores, ambientalistas, autoridades políticas e representantes dos 167 municípios do Estado para discutir a crise climática e seus impactos na ocupação do território potiguar. O evento será realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, e está com inscrições abertas, gratuitamente, através de seu site.
Com o tema “Do sertão ao mar – a ocupação do território potiguar”, esta edição da conferência tem como objetivo refletir sobre a relação entre o desenvolvimento econômico do Estado do RN e a proteção do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas que ocupam as cidades ou vivem na zona rural.
O evento contará com quatro eixos temáticos – Oceanos, Desertificação, Energias Renováveis e Povos Originários – e terá sua programação dividida entre palestras, mesas-redondas, apresentações culturais e atividades práticas.
Durante a abertura da conferência, no dia 11, a Universidade será representada pela professora Ana Luiza Bezerra, do Departamento de Geografia da Uern Assú. No dia seguinte, a docente será uma das participantes da mesa-redonda “Comunidades tradicionais e desenvolvimento”.
No mês de junho, uma nova edição dos encontros regionais da COP Clima RN será realizada no Instituto Federal do Rio Grande do Norte em São Gonçalo do Amarante. Já em setembro, a Uern sediará a edição seguinte, no Campus de Pau dos Ferros.
Além da Uern, são parceiras do evento a Assembleia Legislativa, Prefeitura de Natal, Câmara Municipal de Natal, Tribunal de Justiça do RN, Ministério Público do RN, Federação dos Municípios do RN (Femurn) e Instituto de Gestão das Águas do Estado do RN (Igarn), bem como instituições de ensino superior do Estado.
Mais informações sobre a COP Clima RN também podem ser acessadas no perfil do evento no Instagram.