Uern participa do V Encontro Geoparque Seridó e professores lançam livro

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou da 5ª edição do Encontro Geoparque Seridó (EGS), que se encerrou nesta sexta-feira, 10, na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN), em Currais Novos. Ministrante da conferência de abertura do evento, o professor Wendson Medeiros, do Departamento de Gestão Ambiental, ressaltou a importância da parceria da Universidade com o Geoparque, somando-se à missão de promover o desenvolvimento sustentável na região.

De acordo com o professor Wendson Medeiros, que representou a reitora Cicília Maia no evento, a Universidade está à disposição do Geoparque Seridó, como tem feito com o estado do RN ao longo de seus 55 anos, para contribuir com o desenvolvimento sustentável do território.

Em sua fala, ele ressaltou ainda a história dos geossítios e do Geoparque. Todas as etapas desde a concepção do projeto em 2010 até a chancela da Unesco em 2022, a inspiração que é o geoparque para as pessoas, motivando-as a empreender e, a partir daí, relacionando-se ao empreendedorismo social, necessário para a região e para o território, pois “é um tipo de empreendedorismo que foca na resolução de problemas sociais, na inclusão social buscando benefícios à sociedade, o que pode reforçar a busca pelo desenvolvimento”.

Há necessidade de novos empreendimentos sociais para um futuro sustentável do território, daí a importância desses empreendimentos estarem alinhados aos ODS da Agenda 2030 da ONU, completa o professor, que destacou, por fim, a existência no geoparque de diversos exemplos de sucesso realizados por pessoas que são e que fazem o geoparque, sendo essas pessoas, juntamente com os geossítios e a paisagem do geoparque, inspirações para inovação social, para o empreendedorismo social em prol do desenvolvimento sustentável.

Com um bom debate e participação, o professor reforçou a importância das parcerias e do trabalho em rede para o desenvolvimento territorial sustentável do geoparque.

Durante o evento, também foi lançado o e-book “Abordagens científicas no Seridó Geoparque Mundial da Unesco: contribuições do comitê científico”. O material foi produzido pelo Comitê Científico do Seridó Geoparque Mundial da Unesco e publicado pelas Edições Uern.

Organizado pelos professores Marcos Nascimento e Matheus Nobre (UFRN), coordenadores do Comitê Científico do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, a obra reúne parte da produção científica de integrantes do comitê científico do Geoparque e de parcerias institucionais, que tem representação da Uern e integram capítulos da referida obra. O livro, lançado pela Edições Uern, é composto por oito capítulos e 27 autores. Para acessá-lo, clique aqui.

O professor Matheus, coordenador adjunto do Comitê Científico do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, enfatizou a importância do e-book como uma forma de popularizar conhecimento sobre as pesquisas que vêm ocorrendo no geoparque e o fato de ser disponibilizado gratuitamente pela Eduern reforça o alcance da obra. Concluiu agradecendo aos integrantes do comitê científico pela parceria e a edições Uern, em nome da professora Jacimária Medeiros, por toda a colaboração e profissionalismo para a publicação.

Além do professor Wendson Medeiros, participaram do evento as professoras do departamento de Turismo da Uern Mossoró, Salete Gonçalves e Raimunda Marques, coordenando o GT Cultura e Sociedade; o professor Saulo Gomes, coordenando GT sobre Turismo, empreendedorismo e hospitalidade; e a professora Rosa Rodrigues, que coordenou o Ateliê Literário, no segundo dia do evento, momento em que foi lançado o e-book.

O evento teve a parte acadêmica concluída com a conferência do Sr. Eugenio Bidondo Echeverria, Coordenador da Rede Geolac – Rede de Geoparques Latinoamericanos e Caribenhos e representante do Geoparque Grutas del Palacio, Departamento de Flores, Uruguai. Depois da programação acadêmica, o encerramento do dia ocorreu com o show de lançamento do álbum “O Canto do Geoparque Seridó”, de autoria do professor, compositor e cantor Leão Neto, na praça Cristo Rei. O evento contou ainda com uma visita de campo aos Geossítios de Acari, na sexta-feira, 10.