...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern participa do lançamento de cartilha sobre instalação de usinas solares municipais

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou, nesta sexta-feira (28), do lançamento da cartilha do senador Jean Paul Prates sobre a instalação de usinas solares municipais.

A cartilha, elaborada pelo mandato, traz um passo a passo para os gestores municipais sobre como definir ações e estratégias que melhorem a eficiência energética nos prédios públicos e na cidade. O material também incentiva e ensina a como elaborar projetos para que as Prefeituras possam instalar suas próprias usinas solares municipais, ampliando a capacidade energética de maneira sustentável.

A solenidade de lançamento reuniu especialistas na área e representantes de entidades,  como a Uern, Senai, Neoenergia, Cerne, Idema, IFRN, ABGD e ABSOLAR, além de algumas instituições bancárias que promovem incentivos para a energia renovável.

A chefe de gabinete da Reitoria e reitora eleita da Uern, professora Cicília Maia, representou a reitora Fátima Raquel Morais. Ela parabenizou o senador pela iniciativa e agradeceu o convite de incluir as instituições de ensino superior, entre elas, a Uern, na discussão.

“Já discutimos internamente a possibilidade desse campo de energias limpas ser uma nova área da Universidade, principalmente podendo atuar em cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e qualificação profissional. É um momento propício para a gente colocar também a instituição para essas necessidades, desde o nascedouro até questões mais complexas”, afirmou.

A Uern tem adotado medidas de sustentabilidade em suas rotinas, como a economia de papel através da implantação de sistemas, fomento à cultura da sustentabilidade, busca de recursos para a modernização da matriz energética da universidade, entre outros. Atualmente a gestão universitária está pleiteando uma emenda de bancada direcionada à usina fotovoltaica na Uern.

O Rio Grande do Norte é um dos estados que mais possui potencial energético para um bom retorno de investimentos em usinas solares, tendo atingido, em 2016, o pioneirismo de 3GW de potência apenas com energia solar, enquanto o Brasil marcava os 10 GW.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support