A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, participou nesta quinta-feira (24), do I Encontro Nacional dos Gaepes (Gabinetes de Articulação para a Efetividade da Política da Educação). O evento, realizado na Escola de Contas do Tribunal de Contas da União, em Brasília, foi uma oportunidade para a discussão de estratégias de colaboração entre diferentes setores com o objetivo de promover transformações positivas e duradouras na educação pública.
O Gaepe é um modelo de governança horizontal, baseado no diálogo e na colaboração entre os governos locais, instituições públicas envolvidas na política educacional e a sociedade civil. Trata-se de uma ação conjunta entre o Instituto Articule, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).
O encontro reuniu representantes dos seis Gaepes (Gaepe-RN, Gaepe-RO, Gaepe-PI, Gaepe-GO, Gaepe-Arquipélago do Marajó e Gaepe-MT, além de gestores públicos, representantes dos Tribunais de Contas, do Sistema de Justiça, do Poder Legislativo e da sociedade civil, debatendo formas de fortalecer o ecossistema das políticas públicas voltadas para garantir o direito à educação de qualidade, com equidade e inclusão.
A Uern integra o Gaepe-RN, uma rede colaborativa formada por 34 instituições públicas de todas as esferas de poder. Juntas, essas entidades estão construindo assinaram o Pacto pela Educação no Rio Grande do Norte, com o compromisso de desenvolver ações para a melhoria da qualidade da educação, o enfrentamento dos desafios do setor e a socialização de experiências bem-sucedidas de governança educacional em outros estados. O Gaepe-RN é fruto da parceria entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e o Instituto Articule, com apoio do Ministério Público do Estado (MPRN).
Para a reitora Cicília Maia, a participação da Uern no Gaepe-RN e neste encontro nacional reforça o compromisso da Universidade com a transformação da educação pública. “A Uern nasceu do compromisso com o povo potiguar, especialmente do interior do estado, e tem na equidade um de seus pilares. Participar desse movimento nacional, ao lado de tantas instituições comprometidas com a educação, é afirmar que queremos uma educação pública que transforma realidades e garante oportunidades. A colaboração interinstitucional é o caminho para isso”, destacou a reitora.