...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern participa do I Encontro Nacional dos Gaepes

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, participou nesta quinta-feira (24), do I Encontro Nacional dos Gaepes (Gabinetes de Articulação para a Efetividade da Política da Educação). O evento, realizado na Escola de Contas do Tribunal de Contas da União, em Brasília, foi uma oportunidade para a discussão de estratégias de colaboração entre diferentes setores com o objetivo de promover transformações positivas e duradouras na educação pública.

O Gaepe é um modelo de governança horizontal, baseado no diálogo e na colaboração entre os governos locais, instituições públicas envolvidas na política educacional e a sociedade civil. Trata-se de uma ação conjunta entre o Instituto Articule, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Instituto Rui Barbosa (IRB).

O encontro reuniu representantes dos seis Gaepes (Gaepe-RN, Gaepe-RO, Gaepe-PI, Gaepe-GO, Gaepe-Arquipélago do Marajó e Gaepe-MT, além de gestores públicos, representantes dos Tribunais de Contas, do Sistema de Justiça, do Poder Legislativo e da sociedade civil, debatendo formas de fortalecer o ecossistema das políticas públicas voltadas para garantir o direito à educação de qualidade, com equidade e inclusão.

A Uern integra o Gaepe-RN, uma rede colaborativa formada por 34 instituições públicas de todas as esferas de poder. Juntas, essas entidades estão construindo assinaram o Pacto pela Educação no Rio Grande do Norte, com o compromisso de desenvolver ações para a melhoria da qualidade da educação, o enfrentamento dos desafios do setor e a socialização de experiências bem-sucedidas de governança educacional em outros estados. O Gaepe-RN é fruto da parceria entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e o Instituto Articule, com apoio do Ministério Público do Estado (MPRN).

Para a reitora Cicília Maia, a participação da Uern no Gaepe-RN e neste encontro nacional reforça o compromisso da Universidade com a transformação da educação pública. “A Uern nasceu do compromisso com o povo potiguar, especialmente do interior do estado, e tem na equidade um de seus pilares. Participar desse movimento nacional, ao lado de tantas instituições comprometidas com a educação, é afirmar que queremos uma educação pública que transforma realidades e garante oportunidades. A colaboração interinstitucional é o caminho para isso”, destacou a reitora.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support