Uern participa de seminário regional do MPRN sobre parques eólicos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou, na última segunda-feira, 03, do primeiro seminário regional sobre parques eólicos. O evento foi realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Meio Ambiente (CAOP-MA), em Caicó.

Realizado no auditório das Promotorias do município, o encontro reuniu promotores de Justiça e servidores das promotorias, prefeitos da região, secretários procuradores/assessores jurídicos dos municípios, defensoria pública e outras instituições para discutir aspectos sociais e técnico-jurídicos sobre esses espaços de produção alternativa de energia.

Na oportunidade, o professor Manoel Cirício Pereira Neto, do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Uern, participou como expositor sobre os aspectos técnicos relacionados ao contexto geoambiental do Seridó, aos impactos da instalação de parques eólicos e a necessidade de criação de unidades de conservação na região frente ao avanço da desertificação.

O professor destaca que a Universidade, como produtora de conhecimento, pode desempenhar um papel fundamental na construção de diálogos e na socialização de saberes que contribuem para o planejamento e gestão do território, subsidiando a formulação de políticas públicas frente ao avanço das novas fontes energéticas.

“Esse diálogo tem sido realizado atualmente na região, em parceria com outras instituições e grupos regionais, uma vez que é o Seridó uma área que merece maior atenção por compreender dos principais núcleos de desertificação do país”, destacou Manoel Cirício.

Numa segunda fase, o seminário abordará temas como licenciamento e aspectos econômicos e espaciais. Novos encontros devem acontecer no dia 10 de abril, em Macau, e em Natal, no dia 26 de maio.