...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern participa de rede internacional que avalia impacto da pós-graduação nos países de língua portuguesa

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) reforça seu protagonismo acadêmico ao integrar a Rede de Pesquisadores que estuda os impactos da pós-graduação em países de língua portuguesa. A participação ativa do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) foi marcada pela presença dos docentes Allan Solano Souza e Ciclene Alves da Silva no I Encontro Integrado da Pesquisa “Avaliação da pós-graduação e seus impactos na gestão dos cursos, no trabalho acadêmico dos professores e na formação e produção intelectual de discentes”. O evento foi realizado nos dias 2 e 3 de julho de 2025, na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Com a presença de representantes de cinco países — Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal — o encontro reuniu pesquisadores de instituições de ensino superior desses territórios com o objetivo de consolidar metodologias de avaliação da pós-graduação e articular políticas educacionais que possam ampliar a qualidade e os impactos da formação acadêmica em escala internacional.

Coordenado nacionalmente pelo professor João Ferreira de Oliveira (UFG) e com coordenação local na Uern sob responsabilidade do professor Allan Solano Souza, o projeto conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo da Uern reúne, além dos professores Allan e Ciclene, os egressos do POSEDUC Bruno Leão e Thayse Freitas — atualmente doutorandos pela UFRN —, a bolsista de pós-doutorado Francisca Leidiana de Souza, com apoio da Fapern, e as mestrandas Maria Elizângela Silva Mendes, Antonia Geysa e Maria Clara Galdino.

Para o coordenador do Poseduc, professor Allan Solano, a inserção internacional da pesquisa fortalece as ações desenvolvidas na Uern e amplia os horizontes da formação acadêmica na região. “A pesquisa é de suma importância para o fortalecimento das investigações desenvolvidas no Poseduc e para as relações interinstitucionais que envolvem as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do País. Outro aspecto relevante é o desenvolvimento de uma pesquisa internacional, cuja contribuição fortalece a Uern junto a grupos consolidados e reconhecidos mundialmente”.

A programação do evento incluiu debates sobre o estado do conhecimento, estrutura metodológica da pesquisa, aplicação e aperfeiçoamento dos questionários utilizados para coleta de dados. No segundo dia, a equipe da Uern coordenou a discussão e o aperfeiçoamento do questionário destinado aos estudantes de pós-graduação, etapa essencial para o levantamento das percepções e vivências acadêmicas dos discentes nos diferentes países envolvidos.

Entre os temas abordados durante o encontro, estiveram os roteiros de entrevista, a utilização de ferramentas tecnológicas de suporte à pesquisa, e as estratégias para análise e tratamento de dados. A atuação do grupo da Uern se destacou pela articulação entre a produção teórica, o diálogo metodológico e o comprometimento com a internacionalização da ciência produzida no semiárido nordestino.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support