A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) reforça seu protagonismo acadêmico ao integrar a Rede de Pesquisadores que estuda os impactos da pós-graduação em países de língua portuguesa. A participação ativa do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) foi marcada pela presença dos docentes Allan Solano Souza e Ciclene Alves da Silva no I Encontro Integrado da Pesquisa “Avaliação da pós-graduação e seus impactos na gestão dos cursos, no trabalho acadêmico dos professores e na formação e produção intelectual de discentes”. O evento foi realizado nos dias 2 e 3 de julho de 2025, na Universidade Federal de Goiás (UFG).
Com a presença de representantes de cinco países — Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal — o encontro reuniu pesquisadores de instituições de ensino superior desses territórios com o objetivo de consolidar metodologias de avaliação da pós-graduação e articular políticas educacionais que possam ampliar a qualidade e os impactos da formação acadêmica em escala internacional.
Coordenado nacionalmente pelo professor João Ferreira de Oliveira (UFG) e com coordenação local na Uern sob responsabilidade do professor Allan Solano Souza, o projeto conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O grupo da Uern reúne, além dos professores Allan e Ciclene, os egressos do POSEDUC Bruno Leão e Thayse Freitas — atualmente doutorandos pela UFRN —, a bolsista de pós-doutorado Francisca Leidiana de Souza, com apoio da Fapern, e as mestrandas Maria Elizângela Silva Mendes, Antonia Geysa e Maria Clara Galdino.
Para o coordenador do Poseduc, professor Allan Solano, a inserção internacional da pesquisa fortalece as ações desenvolvidas na Uern e amplia os horizontes da formação acadêmica na região. “A pesquisa é de suma importância para o fortalecimento das investigações desenvolvidas no Poseduc e para as relações interinstitucionais que envolvem as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do País. Outro aspecto relevante é o desenvolvimento de uma pesquisa internacional, cuja contribuição fortalece a Uern junto a grupos consolidados e reconhecidos mundialmente”.
A programação do evento incluiu debates sobre o estado do conhecimento, estrutura metodológica da pesquisa, aplicação e aperfeiçoamento dos questionários utilizados para coleta de dados. No segundo dia, a equipe da Uern coordenou a discussão e o aperfeiçoamento do questionário destinado aos estudantes de pós-graduação, etapa essencial para o levantamento das percepções e vivências acadêmicas dos discentes nos diferentes países envolvidos.
Entre os temas abordados durante o encontro, estiveram os roteiros de entrevista, a utilização de ferramentas tecnológicas de suporte à pesquisa, e as estratégias para análise e tratamento de dados. A atuação do grupo da Uern se destacou pela articulação entre a produção teórica, o diálogo metodológico e o comprometimento com a internacionalização da ciência produzida no semiárido nordestino.