A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) é uma das Instituições participantes do Seminário de Avaliação da Pós-graduação, que ocorre na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ellany Gurgel, participou de uma conferência na terça-feira (25), ministrando a palestra “A interlocução entre CAPES, FOPROP e Instituições: Caminhos para uma Avaliação Participativa”.
O encontro reuniu gestores, docentes e coordenadores de programas de pós-graduação da UDESC, em um momento de reflexão estratégica sobre os rumos do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).
Durante a apresentação, Ellany Gurgel, que coordena o segmento das Instituições Estaduais no Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras (FOPROP), destacou avanços recentes na articulação nacional entre CAPES, FOPROP e instituições, enfatizando a importância do diálogo permanente para fortalecer a avaliação, a formação e o financiamento da pós-graduação.
A pró-reitora também apresentou reflexões sobre os desafios para o ciclo de avaliação 2025–2028, incluindo a necessidade de maior integração com o setor público, fortalecimento da soberania científica, ampliação das colaborações internacionais e valorização do impacto social da pós-graduação.
“A avaliação participativa é mais que um processo técnico: é um compromisso ético com a qualidade, a equidade e a relevância social da pós-graduação brasileira. O diálogo é o caminho para construirmos um SNPG mais forte e inclusivo”, destacou Ellany.
A participação da UERN neste debate nacional reforça seu compromisso com a qualificação da pós-graduação, o fortalecimento das políticas de ciência e tecnologia e a defesa de uma formação alinhada às necessidades do país e das regiões.
