...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern participa de Conferência Territorial sobre migrações, refúgio e apatridias

A Uern foi uma das participantes, na manhã desta quarta-feira (7), da  I Conferência Territorial Mossoró – evento preparatório para a I Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do Rio Grande do Norte (Comigrar-RN), que será realizado nos dias 20 e 21 de março, em Natal.

O evento desta quarta-feira, promovido pela Prefeitura de Mossoró em parceria com o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (Ceram/RN), teve espaço no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, contando com a participação de diversas entidades governamentais e de representantes dos indígenas venezuelanos da etnia Warao.

Durante a conferência, a reitora da Uern, professora Cicília Maia frisou a importância do contato entre as diferentes entidades para a discussão e formulação de ações voltadas para os migrantes do RN. “Isso nos ajuda a buscar uma sociedade mais justa e mais igualitária, uma sociedade em que nós, enquanto cidadãos, merecemos estar”, frisou a reitora.

O evento foi realizado no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania

Também presente ao evento, a de Ações Afirmativas e Diversidade da Uern, professora Eliane Anselmo, salientou a participação da instituição em diversas iniciativas voltadas para a temática.

“A Uern tem um grande compromisso com a diversidade e a educação. Nossos trabalhos de pesquisa e de extensão também refletem isso, e nós queremos continuar contribuindo para a formulação de políticas públicas efetivas para essas populações”, apontou a diretora.

A Universidade é membro do Ceram desde sua criação em dezembro de 2019, e vem atuando na cidade de Mossoró principalmente junto aos indígenas venezuelanos da etnia Warao, através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e mais recentemente, da Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad).

A conferência estadual que será realizada em março objetiva garantir a participação democrática de diversos segmentos da sociedade potiguar, em especial da população refugiada, apátrida e migrante residente no Rio Grande do Norte.

A professora Eliane Anselmo destacou a participação da Uern em ações ligadas à temática da conferência

Ao longo de dois dias, o evento abrigará discussões sobre migrações, refúgio e apatridia, bem como diretrizes e recomendações para políticas públicas para pessoas migrantes.

Também será fomentada a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações e coletivos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas que atuam no tema.

O evento tem ainda como meta eleger delegados para participarem da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar), promovida pelo Governo Federal, através do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em junho deste ano.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support