...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern participa de Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil mais justo, sustentável e desenvolvido”. Este é o tema da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que teve início na manhã de hoje e segue até a próxima quinta-feira, reunindo mais de 2 mil pessoas de todo o país, interessadas em discutir e debater a ciência, a tecnologia e a inovação para propor novas políticas públicas de CT&I para os próximos anos.

A conferência volta a acontecer após 14 anos, e teve como marco da cerimônia de abertura, a entrega ao presidente Luís Inácio Lula da Silva do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) 2024-2028, que prevê R$ 23 bilhões em investimentos neste período. O presidente afirmou que a inteligência artificial precisa ser utilizada com responsabilidade e de forma eficiente, de modo a estar associada com a geração de emprego para o país. “A nossa inteligência artificial tem que ser inteligente, e a gente tem de fazer com que ela gere empregos neste país, que a gente forme milhões de jovens preparados”, afirmou o presidente Lula.

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Cicília Maia; o vice-reitor, Chico Dantas; a pró-reitora da pesquisa e pós-graduação, Ellany Gurgel e a diretora do departamento de inovação da propeg/Uern, Priscilla Felipe, participam do evento.

“Este encontro é uma oportunidade única para discutirmos as necessidades e os desafios que enfrentamos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Mais do que nunca, é fundamental que estreitemos os laços entre as instituições de ensino, o setor produtivo, os formuladores de políticas e a sociedade em geral. Somente assim poderemos desenvolver soluções inovadoras que atendam às demandas emergentes e futuras de nossa sociedade”, afirmou a pró-reitora.

De acordo com o vice-reitor da Uern, Chico Dantas, o lançamento do plano de IA durante a conferência é um passo fundamental para o avanço da área. “O plano estratégico para o desenvolvimento e a utilização da inteligência artificial no Brasil é fundamental para garantir um desenvolvimento tecnológico que seja ético, seguro e inclusivo. Sem um plano estruturado, corremos o risco de enfrentar desafios como a desigualdade no acesso às tecnologias, a privacidade dos dados e o uso responsável dessas ferramentas. O Brasil, ao adotar diretrizes claras e eficientes, pode não só proteger os direitos dos cidadãos, mas também fomentar a inovação e atrair investimentos, posicionando-se como um líder global no uso responsável da IA”, avalia o vice-reitor.

Ciente de sua responsabilidade social e acadêmica, a Uern vem se empenhando na promoção de pesquisas de excelência, na formação de profissionais altamente qualificados e na criação de um ambiente propício à inovação. “Nossa presença aqui simboliza o compromisso de contribuir ativamente para a construção de uma nova estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que guiará nosso país pelos próximos anos. Acreditamos que esta nova estratégia deve ser inclusiva, sustentável e orientada para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e que estejam acessíveis a todas as regiões e camadas da população, promovendo assim a igualdade de oportunidades e o fortalecimento da sociedade”, avalia a reitora

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support