A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) terá participação decisiva na oitava edição da Operação Sorriso em Mossoró, que neste ano acontece pela primeira vez no Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia, unidade que possui gestão acadêmica da universidade. O programa, que será realizado entre os dias 26 e 31 de maio, marca também a estreia da edição “Mulheres na Medicina” no Brasil, com uma equipe 100% feminina e atuação de voluntárias de diversas nacionalidades.
A Uern atuará como parceira tanto na estrutura formativa do evento quanto no envolvimento de estudantes e docentes de vários cursos. De acordo com Renata Janice, que coordena a gestão acadêmica do Hospital da Mulher pela Uern, a participação da Universidade ocorre de forma transversal. “A Uern está participando como parceira tanto na parte estrutural da parte formativa, como também por meio dos alunos do Departamento de Línguas Estrangeiras, da Fasso, FACS, Faen e dos cursos de enfermagem dos campi de Caicó e Pau dos Ferros. Eles vão atuar como voluntários, observadores externos e intérpretes”, explica.
Profissionais de saúde de 10 países estarão envolvidos na operação, e a presença dos intérpretes será fundamental para garantir a comunicação entre as equipes e os pacientes. “Os alunos do Departamento de Letras vão atuar como intérpretes durante toda a semana da operação, acompanhando os profissionais que falam línguas como inglês e espanhol, tanto no centro cirúrgico como nos consultórios”, detalha Renata.
“O propósito do Mulheres na Medicina é celebrar as mulheres que garantem a excelência dos nossos programas e inspirar meninas e jovens a trilharem carreiras médicas”, afirma Kathy Magee, presidente e cofundadora da Operation Smile. “Acreditamos que fortalecer a presença feminina na saúde é essencial para construir sistemas de atendimento mais justos e eficazes”.
A ação humanitária atenderá cerca de 40 pacientes com fissura labiopalatina e contará com um cronograma que inclui triagem (dia 26), atividades formativas (dia 27) e cirurgias (de 28 a 31 de maio). Um dos destaques será o momento formativo do dia 27, às 16h30, no auditório do SEST Senat, voltado a estudantes das instituições parceiras da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). “Eles também têm essa preocupação em repassar o conhecimento”, ressalta Renata.
Além dos intérpretes, alunos e professores dos cursos da área da saúde da Uern atuarão como observadores externos durante a triagem e as cirurgias, e também prestarão apoio no Albergue de Mossoró (Albem), onde os pacientes permanecerão em observação após a alta hospitalar. “Os nossos alunos dos cursos de enfermagem vão fazer os curativos desses pacientes no pós-operatório, acompanhar o período de recuperação e contribuir com a assistência nos ambientes clínicos”, afirma Renata Janice.
A edição deste ano é considerada histórica por ser a primeira com uma equipe inteiramente feminina. Para a gestora da Uern, o simbolismo da iniciativa é ainda mais forte por acontecer justamente no Hospital da Mulher. “Foi uma coincidência muito feliz. Estamos sediando a primeira operação com 100% de mulheres, em um hospital voltado para a saúde da mulher, o que enfatiza ainda mais o protagonismo feminino na medicina. Isso terá um impacto nacional, principalmente porque Mossoró será referência para o Nordeste, com pacientes de seis estados já inscritos”, destaca.
As inscrições para triagem de pacientes com fissura labiopalatina podem ser realizadas pelo link disponível na bio do Instagram da Operação Sorriso (@operacaosorriso). Pacientes de outras cidades contarão com hospedagem, alimentação e transporte garantidos pela parceria com o Albem.