Uern participa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN

Texto: Luziária Machado – Jornalista

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou nesta terça-feira (30) da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do RN, destacando-se como uma instituição comprometida com o desenvolvimento regional e nacional. A Universidade estava representada pela reitora Cicília Maia, o vice-reitor Chico Dantas, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação Ellany Gurgel, que também é delegada territorial; os delegados territoriais Ricardo Sávio e Edgleyce Costa; e a diretora de inovação da Uern, Priscila Felipe.

Sob o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação no RN com Desenvolvimento, Justiça Social e Sustentabilidade”, o evento proporcionou um ambiente rico para debates e reflexões sobre o futuro da ciência, tecnologia e inovação no estado.

A participação da Uern na Conferência Estadual de CT&I do RN fortalece ainda mais o papel da instituição como um agente catalisador do desenvolvimento científico e tecnológico do estado. Destacando-se por ser a universidade com a  menor cidade do país a oferecer um curso de doutorado e com mais de 90% de seus professores possuindo mestrado ou doutorado, a Uern orgulha-se de suas conquistas e do seu comprometimento com a excelência acadêmica. No entanto, reconhece a importância de estar preparada para os desafios futuros, investindo em pesquisa, inovação e preparação dos estudantes para um mercado em constante transformação.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, falou na solenidade em nome das Instituições de Ensino Superior e destacou a importância das universidades nas discussões sobre Ciência, Tecnologia e Inovação no estado. “As universidades precisam fazer parte dessas discussões, colocando todo o conhecimento produzido em nossas instituições à serviço do desenvolvimento do nosso estado e do nosso país, de mãos dadas com o estado e o setor produtivo”.

O presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), professor Gilton Sampaio explicou que a Conferência Estadual reúne as demandas apresentadas nas conferências territoriais. “Os resultados das discussões realizadas durante a esta conferência estadual  serão sintetizadas e apresentados durante a conferência regional, em Recife, e a conferência nacional, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília, nos dias 4, 5 e 6 de junho”.

A Uern sediou duas das cinco conferências territoriais realizadas no Rio Grande do Norte (nos campi de Pau dos Ferros e Caicó), além de realizar sua própria conferência livre, com a sua comunidade acadêmica, demonstrando o seu compromisso em garantir a representatividade dos territórios e promover o envolvimento da comunidade científica e demais agentes de CT&I no interior do estado.

O secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda participou da Conferência Estadual.

A importância da participação das universidades nas discussões sobre Ciência, Tecnologia e Inovação também foi destacada pela governadora Fátima Bezerra, que ressaltou ainda a importância da Uern para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Rio Grande do Norte, elogiando as conquistas recentes da universidade e reafirmando o compromisso do governo em incentivar essas áreas, especialmente o ensino no interior do estado.

“Tivemos a felicidade de acabar com a lista tríplice para reitor e vice e de assinar a lei da autonomia financeira da Uern. Essas ações impactam diretamente no planejamento e na execução das ações da Uern inclusive na área de Ciência, Tecnologia e Inovação no interior do estado pois quando se fala em interiorização do ensino superior no Rio Grande do Norte temos que falar em Uern”.