A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão com um edital aberto, de forma conjunta, com a oferta de 10 mil vagas para o curso de extensão Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, oferecido na modalidade a distância, no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
As vagas são divididas entre as duas instituições: 5 mil para a UERN e 5 mil para a UFRN. O curso é gratuito e destinado a professores(as) da Educação Básica da rede pública do Estado do RN, terá duração de três meses e será oferecido totalmente na modalidade a distância.
“Essa é uma oportunidade incrível para os professores e professoras da rede básica. A temática reflete uma demanda urgente da sociedade. Precisamos discutir essas pautas e inserir em nosso cotidiano, especialmente no chão da escola que é a base da formação de nossos estudantes”, afirmou a reitora Cicília Maia.
A formação continuada conta na UERN com o envolvimento da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio do programa Foco; a Pró-reitoria de Extensão (Proex); e Diretoria de Educação a Distância (Dead).
A iniciativa é da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). O curso busca capacitar professores e profissionais da educação para promover práticas inclusivas, por meio de ferramentas, conteúdos e metodologias que contribuam para uma educação inclusiva de qualidade.
Os participantes terão contato com temas fundamentais, como os aspectos políticos e legais que sustentam a Educação Especial, aprimorando o conhecimento sobre metodologias inclusivas aplicáveis na rotina da sala de aula.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de novembro de 2024 por meio do preenchimento deste FORMULÁRIO.
Na Uern, os participantes podem acompanhar as etapas da seleção por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEAD) e tirar as dúvidas pelo e-mail: extensaoedinclusiva@uern.br.
Para participar do processo seletivo, o(a) candidato(a) deverá atender aos seguintes requisitos:
- Ser professor(a) da Educação Básica das redes públicas estadual, municipal ou federal, atuando em instituições de ensino do Rio Grande do Norte, em sala de aula comum ou Atendimento Educacional Especializado (AEE).
- O(a) candidato(a) deverá possuir computador com acesso à internet. Caso não possua, deverá ter disponibilidade para acompanhar o curso em um dos polos de apoio presencial da UAB, detalhados no edital.