Todo início de ano é assim: a pessoa faz um monte de planos e promessas para o novo ano. Aproveitando esse momento de reflexão, atrelado à simbologia de recomeço, no primeio mês do ano é realizada a campanha Janeiro Branco, com o intuito de discutir a importância do cuidado com as emoções e a saúde mental.
Neste ano, o tema da ação é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é fazer com que pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas apoiem ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva.
Dentro das ações do Janeiro Branco, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promove ações voltadas para incentivar à comunidade acadêmica a quebrar paradigmas e buscar atendimento sempre que achar necessário, sem preocupação com julgamentos ou comentários do próximo. As ações envolve docentes, técnicos-administrativos e discentes.
Os atendimentos psicossociais dentro da campanha terão início a partir do dia 14 de janeiro em todos os campi, de forma presencial e remota. O servidor interessado pode agendar horário para atendimento através deste link.
Já no dia 31 de janeiro, será realizada a palestra Saúde Mental de janeiro à janeiro, com a facilitadora Nathaly da Luz Andrade, psicóloga da Uern. A palestra, voltada para servidores e terceirizados, será às 8h30, no auditório da Fafic. As inscrições podem ser feitas nesse link.
A Pró-reitora da Gestão de Pessoas, Isabel Amaral, destaca que embora as iniciativa voltadas para a saúde mental sejam intensificadas no mês de janeiro, as ações de cuidados físico e mental são desenvolvidas o ano todos na Uern. A Progep dispõe de atendimentos psicossociais, que serão reforçados com a chegada de uma nova psicóloga, além da realização de atividades periódicas voltadas para esta temática. “O tema da palestra ‘saúde mental de janeiro a janeiro’ objetiva nos lembrar de que o cuidado com a saúde mental deve ser durante todo o ano. Na Uern, temos o cuidado de desenvolver ações periódicas com o intuito de contribuir com a promoção da saúde mental para a toda a comunidade acadêmica”, declara.