A Uern Natal realizou, na manhã desta terça-feira (16), a entrega simbólica dos presentes arrecadados pela comunidade acadêmica durante a campanha Meu Melhor Natal 2025. Ao todo, foram arrecadados 160 presentes, destinados a crianças do Cemei Rosalba Dias, localizado no bairro Potengi, zona Norte de Natal.
A ação deste ano trouxe uma mudança no formato tradicional da campanha. Em vez de levar os presentes até a escola, o Campus de Natal recebeu 40 crianças de cinco e seis anos de idade, para uma vivência dentro da universidade. As crianças foram acolhidas na Biblioteca Setorial do Campus de Natal, onde participaram de uma programação voltada à sensibilização para a leitura, com contação de histórias natalinas, lanche coletivo e contato direto com o espaço da biblioteca. Os outros 120 presentes foram entregues à equipe pedagógica do Cemei, para serem entregues posteriormente às demais crianças da escola.
O momento integrou a proposta da campanha Meu Melhor Natal em 2025, que teve como tema a sustentabilidade. A decoração do espaço foi produzida com materiais recicláveis, e a programação buscou associar o espírito natalino ao estímulo à leitura e ao contato com a universidade como espaço público de formação e convivência.
A iniciativa foi preparada com atenção a cada detalhe. Os presentes entregues às crianças também carregaram um gesto coletivo de cuidado: os papéis usados para embrulhar os brinquedos foram decorados por filhos e filhas de servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que participaram da ação, contribuindo para tornar o momento ainda mais significativo para as crianças do CEMEI Rosalba Dias.
Para a vice-diretora do Campus de Natal, Bartira Rocha, a ação reforça o papel social da universidade. “Está sendo muito especial receber as crianças aqui. Elas vivenciam um ambiente preparado com cuidado, com decoração, histórias e acolhimento. Para elas, é um momento único; para nós, é a oportunidade de aproximar a universidade da comunidade e colocar o sonho da universidade no coração dessas crianças, especialmente num momento de transição, quando estão saindo da educação infantil”, afirmou.
O coordenador da Biblioteca Setorial do Campus de Natal, Neto Lopes, explicou que, embora a campanha Meu Melhor Natal seja organizada de forma descentralizada em cada campus da Uern, em Natal a biblioteca coordena a ação há cerca de 15 anos. Segundo ele, a mudança no formato buscou ampliar o sentido da campanha. “Neste ano, decidimos trazer as crianças para a universidade, para que elas conhecessem a biblioteca e tivessem essa memória afetiva. A ideia é mostrar que a universidade também pode ser um espaço delas no futuro e plantar a semente da leitura desde cedo”, destacou.
A diretora da Escola de Extensão da Uern (Educa), Irene van den Berg, destacou que a participação da Educa na ação reforça o compromisso da universidade com a formação leitora e com a extensão como ponte entre a instituição e a comunidade. Segundo ela, ao trazer as crianças para a biblioteca, a Uern amplia o sentido da campanha ao associar a entrega dos presentes a uma experiência de sensibilização para a leitura, para o lúdico e para a sustentabilidade, permitindo que as crianças vivenciem a universidade como um espaço de acolhimento, imaginação e pertencimento desde os primeiros anos da vida escolar.
Além dos presentes, o Cemei Rosalba Dias recebeu a doação de um conjunto de livros infantis com temática natalina, viabilizado em parceria com a Livraria Cooperativa Cultural, reforçando o caráter educativo da ação.
A campanha Meu Melhor Natal é realizada anualmente pela Uern e mobiliza servidores, estudantes e a comunidade acadêmica em ações solidárias nos diferentes campi da universidade. Em 2025, no Campus de Natal, a iniciativa reforçou a integração entre universidade, escola pública e comunidade, aliando solidariedade, educação e promoção da leitura.

