A Uern Natal anuncia a primeira Caminhada Espaços Sagrados Alecrim, no dia 18 de maio, a partir das 7h. A iniciativa amplia o Projeto de Extensão Memória Religiosa da Cidade do Natal, que já realizou seis edições da Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico, consolidado no bairro da Cidade Alta anualmente no dia 15 de novembro.
A partir deste ano, as duas caminhadas cumprirão o objetivo de valorizar o patrimônio cultural e religioso da cidade. A ação é idealizada pela professora Irene van den Berg, que, para a criação do novo roteiro, tem dialogado com líderes religiosos de diferentes instituições e com a Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim. A proposta é destacar a diversidade de manifestações de fé e a importância do bairro como espaço de convivência religiosa, memória e identidade cultural.
O percurso contará com paradas em pontos como a Igreja de São Pedro, escolas confessionais (Neves, Adventista, Batista e Sagrada Família), Assembleia de Deus, Primeira Igreja Batista de Natal, Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, Mesquita Omar, terreiros de religiões de matriz africana e centros espíritas. O circuito também abordará festas e procissões que marcam o calendário religioso da região, além de apresentar o chamado circuito evangélico, característico da dinâmica atual do bairro.
Um dos destaques da Caminhada Espaços Sagrados Alecrim será a aula aberta no cemitério do bairro, o mais antigo da capital, onde os participantes conhecerão representações de diferentes cultos religiosos por meio da arte tumular, além dos túmulos de figuras históricas de Natal e do Rio Grande do Norte.
A caminhada também pretende integrar a história do comércio local e elementos da vida urbana do bairro, compondo um panorama das relações entre fé, cultura e cotidiano. “Essa é apenas a primeira de muitas iniciativas que estamos pensando para o reconhecimento da história, da cultura e do patrimônio cultural e material do Alecrim”, afirmou a professora Irene van den Berg.
A Caminhada Espaços Sagrados – Alecrim será aberta à comunidade e tem como foco incentivar o pertencimento e o reconhecimento da riqueza cultural do bairro, ampliando o olhar sobre a cidade para além do circuito turístico tradicional. Em breve serão divulgados mais detalhes.