Nesta sexta-feira (26), a Galeria de Artes da Uern Natal abre mais uma exposição do projeto de extensão “As Religiões numa perspectiva afrocentrada: diálogos sobre as religiosidades de matriz africana nos contextos da educação e da saúde”, do Departamento de Ciências da Religião e da Escola de Extensão da Uern (EdUCA). A vernissage acontece a partir das 19h, com a participação do tradicional Afoxé Estrela da Manhã, que fará um cortejo cenopoético inspirado na obra. A mostra seguirá aberta à visitação gratuita até o dia 10 de outubro.
A exposição “Triângulo das Águas”, da artista Bianca Amoras, premiada pela Seleção Pública 012/2024 de Fomento à Cultura – PNAB Natal 2024, na categoria Circulação para Projetos Culturais, conta com a curadoria da artista Melissa Barbery, que acompanhou o processo criativo de Bianca desde a produção das performances até a reunião dos registros, instalações e experimentações visuais que compõem a obra.
Radicada no Rio Grande do Norte desde 2021, Bianca Amoras é candomblecista e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará. Sua pesquisa poética tem como eixo o elemento água, explorando relações entre ancestralidade, memória e deslocamentos territoriais. Segundo a artista, “Triângulo das Águas” é uma continuidade da investigação iniciada em 2017, no mestrado, que resultou na exposição “Elemento TransitóRIO – Caminho de volta para o mar” (2019).
“A água é um elemento de centralidade na minha vida e criação artística, mesmo quando eu não tinha consciência da profundidade disso. São quase 10 anos trazendo-a como protagonista da minha poética, relacionando-a aos meus deslocamentos territoriais e ancestralidade”, explica a artista.
Na mostra, Bianca estabelece um diálogo entre as águas do Pará, seu estado natal, e do Rio Grande do Norte, onde fixou residência. Entre as locações escolhidas para as experimentações visuais estão a praia de água doce Marahú, na Região Metropolitana de Belém; o igarapé Rio de Ouro, no distrito de Matapiquara (PA); rios Itacaiúnas e Tocantins, em Marabá (PA); além da Praia de Pirangi do Sul e da prainha do Lago Azul, em Pium, ambas no RN.
Para Bianca, o projeto reflete sua poética e a conexão com os caminhos de seus ancestrais: “Este projeto surge do desejo de fazer uma tangência, um encontro simbólico entre as águas destes lugares. Uma forma de retratar a minha própria poética, e de refazer com os meus passos a caminhada dos meus ancestrais”.
As cores também desempenham papel central na narrativa, funcionando como marcadores estéticos de cada território. Além de imagens produzidas pela própria artista, a exposição reúne registros fotoperformáticos de Charles Vasconcelos, Gilberto Guimarães, Bruno Kayodê, Bruna Garrido e Rayda Lima.
A curadora Melissa Barbery destaca o processo de colaboração: “Partilha curatorial foi um conceito que lapidei ao buscar traduzir o encontro de ideias entre duas artistas ocupando espaços distintos e conectados pela crença na vida a partir da arte. Energias cruzadas, onde pude acompanhar, como interlocutora, o árduo e prazeroso fazer artístico de Bianca”.
O projeto de extensão, coordenado pelo professor Dr. João Bosco Filho, tem como objetivo principal romper com o racismo religioso presente nos campos educacional e de saúde. Baseado em metodologia participativa, promove oficinas para profissionais dessas áreas, enfatizando a compreensão das religiões afro-brasileiras sob uma perspectiva afrocentrada. As atividades incluem também visitas a Casas de Candomblé, fortalecendo a representatividade e o reconhecimento das práticas afro-religiosas.
“A exposição da artista Bianca Amoras contribui com profundidade simbólica, beleza e ancestralidade para as atividades do nosso projeto de extensão. Ela nasce da necessidade de refletirmos sobre as diversas formas de racismo que ainda atravessam a educação e a saúde no Brasil, e de reafirmarmos o valor das tradições de matriz africana como caminhos de conhecimento, espiritualidade e resistência. Ao entrelaçar territórios, memórias e ancestralidades através da água, a obra nos convida a olhar para além das margens do preconceito e a perceber a potência cultural, espiritual e política das religiões afro-brasileiras”, explicou o professor.
Serviço:
Evento: Exposição “Triângulo das Águas”.
Artista: Bianca Amoras
Curadoria: Melissa Barbery
Local: Uern – Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419 – Potengi, Natal – RN
Abertura (Vernissage): 26/09, às 19h
Visitação: até 10/10
Entrada gratuita.
Informações: (84)99638-9426.