...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern na COP 30: comitiva participará de agenda diversificada no evento global

A delegação da Uern estará presente no maior evento global sobre mudança climática com uma agenda focada em sustentabilidade, educação e justiça climática

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) terá uma participação ativa e diversificada na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática –  COP 30, que está ocorrendo em Belém/PA, na Amazônia.

A delegação da Uern estará presente no maior evento global sobre mudança climática com uma agenda focada em sustentabilidade, educação, justiça climática e o papel das universidades.

Representando a Uern e a Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), da qual é presidente, a reitora Cicília Maia estará em Belém. “Esse é um evento global, onde políticas ambientais estão sendo discutidas pelas nações visando o futuro do nosso planeta. Precisamos construir redes universitárias, pois temos o potencial de buscar soluções para as mudanças climáticas”, afirmou Cicília Maia.

A COP 30 é dividida em duas áreas: a Zona Azul, para delegações oficiais, e a Zona Verde, aberta ao público e voltada ao diálogo entre sociedade civil, setor privado e governos sobre soluções sustentáveis.

A Zona Azul (Blue Zone) é o palco onde ocorrem as negociações oficiais, da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais. Organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) em que apenas delegações oficiais, chefes de Estado, observadores e imprensa credenciada são autorizados. Localizado no parque da cidade, é na zona azul que são definidos os rumos do futuro das políticas climáticas internacionais.

A Zona Verde, também chamada de Green Zone, é a área pública da COP30, administrada pelo governo federal, onde sociedade civil, instituições públicas e privadas, comunidades tradicionais, juventude e demais atores não-governamentais poderão se conectar, dialogar e apresentar projetos de tecnologia e inovação em soluções para a crise climática. É também um espaço de convivência e lazer gratuito para toda a população.

A participação da Uern na COP 30 reafirma o compromisso da instituição com o debate global sobre o clima, integrando as perspectivas da Educação Superior, do Semiárido Brasileiro e da Amazônia nas discussões de sustentabilidade e justiça climática.

Agenda de Participação da Uern na COP 30 (12 a 20 de novembro)

A programação da Uern abrange diversos temas e formatos de discussão:

Lançamento e debates sobre Sustentabilidade e Amazônia

12 de novembro:

  • Lançamento do livro “Plano de Transformação Ecológica (PTE) e instituições de Ensino Superior: experiências na Rede UniSustentável”, organizado pela Profa. Jéssica Neiva (Fanat/Uern) e outros. Local: Pavilhão Educação Superior para Ação Climática na Zona Azul, às 10h.

 

13 de novembro:

  • Mesa Redonda: “Amazônia na COP 30: Contribuição das Universidades no enfrentamento da crise climática e no desenvolvimento sustentável”. Participação: Profa. Ana Luiza Saraiva (Fafic/Uern). Local: Fórum de integração Amazônia Global: Diálogos Universitários para a COP 30 UEPA, às 9h.

 

12 a 16 de novembro:

  • Cúpula dos Povos (UFPA): Participação da Profa. Ana Luiza Saraiva (Fafic/Uern) e do discente Junior Oliveira (Pedagogia/Uern EaD).

 

Educação, Justiça Climática e Papel Institucional

 

17 de novembro:

  • Painel do Selo Social: “O Papel da Educação da Construção de um Mundo com Justiça Climática: Casos e Relatos Práticos”. Apresentação: Profa. Cecília Maia (Reitora Uern). Local: Casa da Sustentabilidade, às 18h.

 

18 de novembro:

  • Mesa Redonda: “Papel das Instituições de Ensino Superior no Enfrentamento das Mudanças Climáticas”. Apresentação: Profa. Cicília Maia (Reitora Uern). Horário: 15h30, Local: Casa da Ciência.
  • Em parceria com o CEMAM, o Projeto Cetáceos da Costa Branca-UERN participará no dia 18, das das 14h às 15h, da programação conduzida pelo Consórcio Nordeste, participação no Painel: Oceanos Vivos: Governança Marinha e Costeira, com a palestra sobre a Fauna Marinha do Rio Grande do Norte (Flávio Lima, Daniel Solon, Raquel Marinho, Mariana Almeida Lima).

 

19 de novembro:

  • Mesa Redonda: “Sustainability in Latin American Universities”. Participação: Profa. Cicília Maia (Reitora Uern). Horário: 9h.
  • Programação da Casa ONG, PCCB/Uern e Cemam, das 10h às 12h, com as seguintes ações:
    parte 1 – O oceano como eixo do equilíbrio climático; parte 2 – A fauna marinha como indicador de mudança; parte 3 – Comunidades costeiras: guardiãs do oceano; e parte 4 – Dinâmica de grupo; Parte 5 – Compromissos Individuais, formação de um “Mural Somos Todos Oceano” (Flávio Lima, Daniel Solon, Raquel Marinho, Mariana Almeida Lima).

 

Foco no Semiárido Brasileiro

 

20 de novembro:

  • Painel Temático: “Recatingamento e Justiça Climática no Semiárido Brasileiro”. Participação: Profa. Ana Luiza Saraiva (Fafic/Uern). Local: Espaço Consórcio Nordeste, na Zona Verde, às 15h.

 

Outras atividades e destaques –  Além da programação oficial, a Uern marcou presença no THInC 2025!, um evento de inovação Pré-COP30. A Profa. Érica Louise Bezerra (Faen/Uern) participou com o objetivo de auxiliar a desenvolver projetos de inovação focados nos problemas de Saúde da Amazônia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support