...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern lança seu programa de preparação para aposentadoria

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte lançou o Ciclos – Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) de seus servidores, em solenidade realizada na quinta-feira (18) no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic).

Em apresentação da proposta, a professora Isabel Amaral, pró-reitora de Gestão de Pessoas, explicou que as ações do PPA se voltam para as necessidades biopsicossociais, de modo que se possa fazer uma transição para a inatividade de forma orgânica e planejada.

Nesse primeiro momento, 153 pessoas são acompanhadas nessa transição, entre servidores docentes e técnicos, além de terceirizados. Para averiguar a atuação do PPA, foi promovido um questionário sobre as necessidades desse público. Ali, surgiu, por exemplo, a informação de que 60% dos que responderam as perguntas não possuem reservas financeiras vislumbrando a aposentadoria.

Com base nas informações colhidas, a programação do Ciclos começa em setembro e vai até dezembro, com atividades, oficinas, formações, cursos e treinamentos.

“O programa vai estar sempre em construção, não existe nada pronto. Aqui é o início do que a gente dialogou desde o ano passado, mas ele vai estar em eterna construção”, disse a professora, que finalizou com a frase: “O planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”.

Convidado da noite, o presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do RN (Ipern), Nereu Linhares, disse que defende um programa como o Ciclos para o Estado há mais de 30 anos. Segundo o presidente, “a importância que tem um programa desse é tão grande quanto conhecer a própria previdência”.

“Graças a Deus a gente alcançou a longevidade, mas um dia a gente vai ter que deixar de trabalhar. E, se você se planejar bem antes, vai ter uma coisa que se chama qualidade de vida”.

O presidente explicou que o abano de permanência é às vezes vislumbrado como uma possibilidade de manutenção do patamar de renda, embora só valha a pena se o servidor estiver em exercício de função gratificada, opinou.

Reitora da Uern, a professora Cicília Maia falou que se pensou no Ciclos como forma de “valorizar as pessoas que passaram pela Universidade”, considerando a necessidade de elaborar uma proposta que “tivesse a nossa cara”.

“A gente precisa preparar essa Universidade para que ela possa ser cada vez mais aberta a essas pessoas que não querem se desvincular ainda da academia. Mas também há aquelas que querem se desvincular e começar um novo ciclo. E aí, nós precisamos abrir portas para essas pessoas também”, afirmou.

A cerimônia contou ainda com uma mesa-redonda com o médico geriatra Diogo Brito. “O futuro é uma questão de escolhas” foi o tema do debate.

Diogo falou que “a expectativa de vida aumentou, isso é bom. A gente vai viver mais. Mas a gente tem que pensar em como a gente vai viver mais. A gente pode entender a aposentadoria como algo bom, mas vai depender do que você vai fazer desde”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support