Uern lança a cartilha “A Força da Rede: enfrentando a violência doméstica e familiar contra as mulheres”

A Uern promoveu, na manhã desta terça-feira (8), o lançamento da Cartilha “A Força da Rede: enfrentando a violência doméstica e familiar contra as mulheres”, produzida pelo Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir, da Faculdade de Serviço Social (NEM/Fasso), em parceria com o Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (JVDFM).

O lançamento ocorreu durante o seminário “Lei Maria da Penha – 17 anos”, realizado no teatro Lauro Monte Filho, no Centro de Mossoró. O seminário contou com a participação de diversos representantes representantes da Rede de atendimento e proteção às mulheres em situação de violência, incluindo agentes do Estado, Município, poder Judiciário e sociedade civil.

Durante o evento, a professora Fernanda Marques, docente da Fasso e do NEM, frisou a importância do evento e da cartilha para ampliar a conscientização sobre o tema, sobretudo para que sejam abordadas também outras formas de violência contra a mulher, além dos crimes domésticos.

“Não é só em casa que a mulher sofre violência. Isso também acontece nas ruas, nos ambientes de trabalho por exemplo, onde são muito comuns os casos de assédio sexual e moral”, destacou a professora.

A cerimônia também contou com a apresentação das agentes Jamile Silva e Lilian Cintia, da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal.

As agentes apresentaram dados sobre os atendimentos em Mossoró e os detalhes sobre a atuação da patrulha, que incluem o atendimento de ocorrências, o acompanhamento de medidas protetivas e a realização de ações educativas.

Já a tenente coronel Soraia Castelo Branco, da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, destacou a importância da conscientização também da violência psicológica, que por vezes não é percebida pelas próprias vítimas.

“E isso costuma ser mais acentuado no caso das mulheres que trabalham, porque elas acabam sendo sobrecarregadas, porque acumulam as atividades do lar”, salientou.

Também presente ao evento, a subsecretária de Políticas para as Mulheres do Estado, Wanessa Fialho, destacou a necessidade de integração entre os diferentes agentes que compõem a Rede de atendimento e proteção às mulheres em situação de violência e a sociedade.

“Não adianta a gente fazer investimentos, reunir números e realizar ações se não se conectarem as pontas dessa rede”, comentou a subsecretária.

O seminário também contou com a participação das estudantes Lygia Rocha e Eulália Dantas, da Fasso, do secretário municipal de Assistência Social e Cidadania do Município, Erison Natécio, do secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil e Mobilidade, coronel Walmary Costa, da psicóloga e discente da Faculdade Católica Ana Júlia Tavares, da presidente da Comissão OAB Mulher, Paula Couto e do juiz Renato Vasconcelos Guimarães, do juizado da violência doméstica e familiar contra a mulher, do Tribunal de Justiça do RN.

Conheça a cartilha

A cartilha lançada nesta terça-feira tem como objetivo garantir o conhecimento sobre a rede de serviços disponível para atender, acolher e proteger mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

O documento traz informações sobre o conjunto de instituições que prestam serviços especializados, responsáveis por ouvir, proteger e acompanhar as mulheres.

No dia 14 de agosto, a cartilha será apresentada na na Sala Lilás do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, às 9h, no Fórum Dr. Silveira Martins.

Já no dia 22 de agosto, haverá a apresentação no Campus da Uern Mossoró, com uma ação desenvolvida pelo NEM/FASSO e a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), no auditório da Fasso.

O lançamento da cartilha também compõe as ações da campanha Agosto Lilás desenvolvida pela Uern em parceria entre o NEM, Ouvidoria, Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), Hospital da Mulher Parteira Maria Correia e pró-reitorias dePró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e Assuntos Estudantis (Prae), além de outros setores da Universidade.

Confira o documento neste link.