UERN irá discutir ENEM na Câmara de Vereadores de Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irá discutir na Câmara Municipal de Mossoró a mudança de sistema de acesso à instituição e adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Reitor da Universidade, Prof. Pedro Fernandes, o Vice-Reitor, Prof. Aldo Gondim, o diretor da COMPERVE, Prof. Egberto Mesquita, receberam nesta terça-feira (13) o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Alex Moacir, e apresentaram a solicitação da realização da audiência pública ressaltando a importância da discussão com toda a sociedade em razão do papel social da instituição.

A sugestão foi prontamente atendida pelo presidente do Legislativo Municipal, que irá agendar uma data já para os próximos dias para a realização da audiência, devido ao impacto do tema na sociedade. A data ainda será agendada pela Câmara Municipal e comunicada à Universidade e à sociedade.

Desde 2001, a Universidade adota o Processo Seletivo Vocacionado (PSV), tendo utilizado o ENEM nos últimos anos de forma parcial, de acordo com a opção do aluno. A discussão é em torno da possibilidade de tornar a prova do ENEM um mecanismo de acesso à Universidade através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Aproveitando a presença do presidente da Câmara, o Reitor Pedro Fernandes apresentou alguns projetos realizados pela Universidade, como os ambulatórios da Faculdade de Medicina, as Residências Universitárias, o curso de Educação Rísica, as licenciaturas, entre outros, e solicitou o apoio político do legislativo para fortalecer a instituição. “A UERN tem se empenhado em apresentar a sociedade o que é produzido aqui. Além de formar recursos humanos, também contribuímos para o desenvolvimento da região. Nós precisamos que os poderes Legislativo e Executivo conheçam a realidade da UERN e apoiem nossos projetos”, afirmou o Reitor.

Parcerias – Alex Moacir se dispôs a apoiar a UERN seja como presidente ou como vereador. De antemão, se propôs a firmar parceria com a instituição, no sentido de disponibilizar o acervo do legislativo para estudos e pesquisas dos vários cursos da instituição. Os termos do convênio ainda serão definidos e a assinatura deverá acontecer até o final de maio. O presidente afirmou que em sua gestão, outras parcerias com a instituição já foram firmadas, como recentemente na realização do Projeto Câmara Cidadã, realizada no bairro Santo Antonio. “Fico feliz em ver que tem tanta coisa boa acontecendo na UERN. É importante essa aproximação para que outras ações sejam discutidas e possam receber o apoio não só do Legislativo, como de outros entes públicos, como o Executivo. Me comprometo a ser esse interlocutor e levar ao conhecimento dos demais vereadores as ações da Universidade”, afirmou o presidente da Câmara.

O Reitor Pedro Fernandes ainda pediu o apoio do legislativo para garantir transporte público e segurança às áreas onde a UERN está instalada, em especial, o Campus Central.