A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) investe em uma nova Política de Segurança para o Campus Central, em Mossoró. O Pró-reitor de Administração, Profº Lauro Gurgel de Brito, explica que o Plano de Segurança contempla várias medidas, desde a contratação de novos vigilantes à conscientização da comunidade uerniana.
“Já foram realizados investimentos na área de segurança do Campus Central. Após o retorno das atividades normais na UERN vamos testar sua eficiência”, afirmou Lauro Gurgel.O chefe de segurança, Leandro Marques, detalha as medidas que estão sendo adotadas. “Esse é um programa de capacitação contínua”, explica Leandro.
Com a contratação de novos vigilantes, a UERN conta agora com 35 profissionais qualificados e treinados para agir nessa área. “Temos um vigilante para cada bloco”, ressalta Lauro Gurgel. A perspectiva é chegar a 40 vigilantes, formando quatro turmas de dez profissionais.
Os vigilantes atuam em rondas motorizadas (moto e carro), devidamente identificadas e com sistema de som e auto-falante. Eles contam ainda com equipamentos de rádio-comunicadores, o que permitem integração e eficiência na comunicação entre os vigilantes. Também foi firmada uma parceria com a Polícia Militar, que envia diariamente uma viatura para fazer uma ronda nas proximidades e no interior do Campus Central.
“Fazemos um apelo à comunidade, pois de nada adianta implantar um sistema desses se a comunidade não contribuir”, reforça Lauro Gurgel, ressaltando que o Plano de Segurança está sendo adotado no Campus Central, devido o local ser aberto, possuir uma área extensa (são mais de 19 mil m² somente de área construída) e concentrar diariamente a movimentação de milhares de pessoas.
PLANO DE SEGURANÇA:
Ações planejadas:
Construção de uma cerca telada;
Construção de uma nova guarita;
Campanha de conscientização.
Ações em execução:
Limpeza do Campus;
Conservação da cerca;
Melhoramento da iluminação, com ampliação do número de postes e instalação de refletores.
Dicas de comportamento pessoal:
Não deixar mochilas, livros, aparelhos de celular e notebooks nas salas;
Se identificar ao vigilante e informar sobre o uso de alguma sala ou laboratório;
Ao ver uma atitude suspeita entrar em contato através do número 3315-2187