...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern integra projeto Barco Escola RN

Com o compromisso de interiorizar políticas públicas e fortalecer ações voltadas à educação ambiental, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern), integra o novo ciclo do projeto Barco Escola RN, lançado nesta terça-feira (29), no estuário do Rio Potengi, em Natal. A iniciativa, conduzida pelo Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), representa um marco para a educação ambiental potiguar e conta com investimento superior a R$ 18,7 milhões.

A Uern participa do projeto como instituição parceira estratégica, com atuação técnico-científica, pedagógica e comunitária, envolvendo estudantes e professores. A Funcitern será responsável pela execução administrativa do projeto. O lançamento oficial aconteceu a bordo do catamarã Chama-Maré, embarcação símbolo do projeto, que voltou a navegar, após oito anos fora de operação, com estrutura renovada e foco na sensibilização ecológica de estudantes da rede pública e lideranças sociais.

“Trata-se de uma ação estratégica que reafirma o papel da Uern no fortalecimento de políticas públicas sustentáveis, de forma descentralizada, valorizando os saberes populares e a conexão entre ciência e sociedade”, destacou a reitora da Uern, Cicília Maia, durante a solenidade. Ela reforçou o impacto transformador da proposta de interiorização do projeto, prevista para ter início em 2026, quando novas embarcações irão circular por rios como o Apodi-Mossoró, Piranhas-Açu, Tubarão e Aratuá, expandindo o projeto para Areia Branca, Guamaré, Macau e Galinhos. “Tenho certeza de que estamos abrindo novas portas para que o projeto possa conscientizar cada vez mais a criançada, a juventude e também as pessoas que queiram ter um contato melhor com os nossos ecossistemas, com a fauna, com a flora”, afirmou.

Com duração de aproximadamente 90 minutos, o roteiro do Barco Escola no Rio Potengi proporciona uma vivência pedagógica a partir da navegação pelo que deu nome à terra do povo potiguar, incluindo pontos históricos da capital, como a Fortaleza dos Reis Magos e a Igreja de Pedra da Redinha. As atividades são conduzidas por monitores e abordam temas interdisciplinares como ecologia, biologia, geografia, história e cidadania, sempre em diálogo com os desafios das mudanças climáticas e da conservação dos estuários potiguares.

A participação dos estudantes da Uern é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Maria Antônia, estudante do curso de Turismo na Uern Natal e monitora da iniciativa, destacou a importância da experiência para sua formação acadêmica e profissional. “É muito importante essa retomada, não só para a universidade, mas também para o Rio Grande do Norte. Fico muito feliz em participar, especialmente por já ter vivenciado o projeto anteriormente. Hoje, como monitora, vejo o quanto essa ação contribui para o meu crescimento. Meu trabalho de conclusão de curso é sobre biodiversidade marinha e educação ambiental, então esse projeto compõe, cada vez mais, o meu enriquecimento como futura profissional”, relatou.

A professora Michele Câmara, do curso de Turismo da Uern Natal, é a coordenadora pedagógica do projeto, sendo responsável pelo acompanhamento pedagógico das aulas-passeio embarcadas; construção e curadoria dos roteiros de interpretação socioambiental;  formação, orientação e supervisão da equipe de monitores e mediadores; organização das visitas a instituições de ensino; articulação entre as ações do projeto e as comunidades escolares, ribeirinhas e grupos sociais atendidos; e sistematização de materiais pedagógicos, relatórios e avaliações educativas. “Essa contribuição qualifica a inserção da universidade nas políticas públicas de educação ambiental e turismo sustentável, promovento experiências educativas transformadoras alinhadas à realidade dos territórios potiguares”, avaliou a professora.

Para Rafael Rodrigues, presidente da Funcitern, a atuação da Fundação no projeto evidencia sua missão institucional de impulsionar iniciativas inovadoras de impacto social. “Estamos muito felizes em integrar esse projeto grandioso que alia educação, meio ambiente e ciência. A Funcitern será um dos braços operacionais da ação, contribuindo para que essa política se efetive em todas as regiões do estado”, pontuou.

O diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, destacou que o investimento permitirá a manutenção das atividades pelos próximos cinco anos, além da aquisição de duas novas embarcações. “Nosso objetivo é consolidar a educação ambiental como uma política pública permanente, de presença efetiva em todo o estado”, afirmou.

A governadora Fátima Bezerra destacou o caráter educativo e simbólico da iniciativa. “Estamos retomando uma ação que fortalece nossa política ambiental e contribui para a formação de uma nova consciência nas escolas. O Barco Escola é um espaço de aprendizado e cuidado com nossos rios e com o planeta”, declarou.

O lançamento do projeto contou ainda com a presença do vice-reitor da Uern, Chico Dantas; da diretora da Uern Natal, Patrícia Moreira; do pró-reitor de extensão da Uern, Esdras Marchezan; do professor Flávio Lima, coordenador do Projeto Cetáceos, professores, técnicos e estudantes da Uern, além de autoridades estaduais, municipais e representantes das instituições parceiras. A expectativa é que, a partir da interiorização do projeto, municípios como Areia Branca, Grossos, Macau, Guamaré e Galinhos sejam contemplados com a chegada do barco escola, potencializando o diálogo entre a população e os rios que integram sua identidade e história.

Com essa parceria, Uern e Funcitern reforçam seu compromisso com uma educação pública, gratuita, de qualidade e ambientalmente responsável, colocando o conhecimento a serviço da sustentabilidade e da transformação social.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support