...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern integra Comitê Estratégico de Educação Ambiental para o Oeste Potiguar

Foi instituído na manhã desta segunda-feira (14), em Mossoró, o Comitê Estratégico de Educação Ambiental para o Oeste Potiguar, em reunião na Cúria Diocesano, com representantes municipais (Poder Executivo e Poder Legislativo) e de diversas entidades, entre elas, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

O comitê tem por objetivo o fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação ambiental, com o propósito de envolver escolas, universidades, comunidades, movimentos sociais e religiosos na missão de construir uma cultura educacional de zelo pela biodiversidade.

A iniciativa nasce da escuta atenta aos apelos da Igreja no Brasil que este ano na Campanha da Fraternidade reforça o compromisso e cuidado com o meio ambiente. No magistério do Papa Francisco, este tema ocupa lugar central, propagando nos documentos eclesiais e em suas catequeses a urgência do cuidado com a Casa Comum.

“É hora de plantar esperança, renovar compromissos e construir um futuro no qual a Casa Comum seja um espaço de vida, dignidade e cuidados com todos”, afirmou o bispo diocesano, Dom Francisco de Sales.

O vigário para educação e cultura da Diocese de Mossoró, Padre Charles Lamartini, explicou que trata-se de um ambiente destinado ao diálogo, ao planejamento e à implementação de ações concretas que promovam o cuidado com a natureza.

Falando em nome das instituições de ensino, a reitora da Uern, Cicília Maia, destacou a importância da educação ambiental em todos os níveis de educação, e colocou a Uern à disposição do Comitê. “A Uern conta com diversas pesquisas e ações na área ambiental, desenvolvidas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, que estão à disposição do desenvolvimento do nosso município e do nosso estado”, afirmou a reitora.

Dentre as propostas apresentada, estão a criação de legislação para um planejamento urbano sustentável; arborização e requalificação urbana; criação da Semana Municipal de Educação Ambiental; desenvolvimento de projetos de educação ambiental nas escolas e universidades; empenho em ações sociais e comunitárias, bem como ações estratégicas nas comunidades rurais; mobilização das universidades e centros de pesquisa; atuação das igrejas e comunidades eclesiais; parcerias com empresas privadas para adoção de praças e canteiros; e ação conjunta do poder público com arquitetos e engenheiros civis.

O encontro marca o início de uma caminhada conjunta para refletir, planejar e implementar ações concretas em favor do meio ambiente, inspiradas nos princípios da Encíclica Laudato Si’, na qual o Papa Francisco afirma: Tudo está relacionado, e todos nós, seres humanos, caminhamos juntos como irmãos e irmãs numa peregrinação maravilhosa, entrelaçados pelo amor que Deus tem a cada uma das suas criaturas e que nos une também, com terna afeição, ao irmão sol, à irmã lua, ao irmão rio e à mãe terra. (Laudato Si’, 92). “É muito nobre assumir o dever de cuidar da criação com pequenas ações diárias, e é maravilhoso que a educação seja capaz de motivar para elas até dar forma a um estilo de vida” (Laudato Si’, 211), assim enfatiza o Papa.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support