A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tomou conhecimento, nesta semana, por meio da Ouvidoria, de uma denúncia relacionada à contaminação de um alimento servido em uma das lanchonetes terceirizadas do Campus Mossoró.
Os alimentos com suspeita de contaminação foram retirados de venda e um processo administrativo foi instaurado pela Pró-reitoria de Administração (Proad) para averiguar a situação junto à empresa terceirizada.
A empresa responsável pode responder a penalidades que vão de advertência, multa ou suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a administração pública pelo prazo de dois anos.
A Uern ressalta seu compromisso com a segurança alimentar e o bem-estar da comunidade acadêmica. Neste sentido, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) vem desenvolvendo ações que beneficiam os(as) estudantes, com auxílios financeiros, bolsas, moradia universitária e as doações de alimentos da agricultura familiar provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal.
Os estudos técnicos e planos para estruturação de Restaurantes Universitários em cada um dos campi (Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros) estão avançando. No momento, a equipe intensifica a fiscalização dos serviços prestados pelas lanchonetes dos Campi e também do Restaurante Popular, que é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).
Toda a comunidade pode contribuir com a avaliação das lanchonetes a partir do canal disponibilizado pela Ouvidoria e pela Prae: FORMULÁRIO . O objetivo desse canal é intermediar a comunicação entre os permissionários das lanchonetes e a comunidade universitária, permitindo que estudantes, docentes e técnicos possam registrar reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios sobre os serviços prestados.