A UERN iniciou na manhã de hoje (9/11), a assembléia de aprovação do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Participam do evento, realizado no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), o reitor Milton Marques, o vice-reitor Aécio Cândido, pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e professores em geral.
Os trabalhos foram abertos pelo vice-reitor Aécio Cândido, coordenador do PDI. Ele fez uma retrospectiva de como foi feita a construção do documento, cuja aprovação deve acontecer na tarde desta terça-feira.
Aécio lembrou que o PDI não se constitui em um plano orçamentário, mas um planejamento estratégico, de médio prazo, que trata de questões que interferem no desejo da instituição. "É uma antevisão de futuro a ser construído, mas de um futuro menos ao acaso e mais determinado pela ação humana", destacou.
O documento final do PDI apresenta os seguintes itens: UERN e sua história; o contexto atual e desafios; missão, visão de futuro, princípios e valores, dimensão acadêmica, dimensão organizacional e infra-estrutura.
Nas palavras do professor Milton Marques, o PDI "é uma análise para o que se pretende para o futuro". Ainda segundo o reitor, o PDI não esgota o processo de planejamento da Universidade, mas sem ele não se pode ir muito longe.
"O PDI é um documento de fundamental importância para a UERN seguir em sua jornada. A nossa Universidade tem dois documentos importantes nesse sentido. Um deles é o Plano Pedagógico Institucional (PPI), que se volta mais para as questões acadêmicas. Já o PDI engloba a instituição como um todo", analisa.
O PDI define estratégias de ação para os próximos anos, e norteará o caminho a ser seguido pela UERN até 2014. "Isso não significa dizer que ele não poderá ser mudado. Ele poderá sofrer adequações à medidas que as necessidades forem surgindo", finaliza.
Clique aqui para ver a versão final