Uern inicia ciclo de capacitação sobre combate às arboviroses

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu início, na tarde de hoje, 16, a um ciclo de capacitação sobre medidas de prevenção contra as arboviroses voltada para a comunidade acadêmica e externa. Os eventos, em formato remoto e presencial, seguem até o dia 23 deste mês, em todos os campi da Universidade.

“Arboviroses: Conhecer para prevenir” foi a palestra online que deu início à programação. Sandro Elias de Medeiros, diretor do Centro de Controle de Zoonoses, e Érica Cibele da Cunha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, ambos os órgãos da Prefeitura de Mossoró, foram os facilitadores. A moderação ficou por conta de Angélica Barbosa, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep).

Com cerca de 30 anos de atuação contra o Aedes Aegypti, Sandro Elias explicou as características do mosquito transmissor das doenças Dengue, Zika Vírus e Chikungunya e seu ciclo evolutivo, onde e como se reproduzem, onde colocam os ovos, quanto tempo vivem e como podemos combatê-lo.

“É um inimigo doméstico, vive na nossa casa e que precisamos da união de todos para não deixar ele se proliferar. O sistema de saúde sozinho não tem como dar conta, é preciso que a sociedade colabore e faça a sua parte”, alertou.

Por sua vez, Érica Cibele atentou para os sintomas mais comuns das doenças, como febre alta, manchas na pele, dores no corpo, náusea, vômitos, entre outros.

“Em caso de sintomas, a população deve procurar as unidades de saúde do município em busca de atendimento e para termos a notificação dos casos, dando positivos. Esses números são importantes para o município planejar suas ações e, além disso, para o paciente não ficar em casa e se automedicar sem saber, realmente, o que tem”, destacou.

Em breve, a palestra está disponível no canal do Setor de Capacitação e Educação Profissional PROGEP no YouTube.

Dados de Mossoró

O sistema municipal de saúde registrou, em 2024, 1.118 notificações de casos de dengue, sendo 51 confirmados. De Chikungunya foram 130 notificações e 31 confirmações. Em relação à Zika Vírus, foram 17 casos notificados e nenhum confirmado.