Uern inicia cadastro de doadores de sangue com estudantes, técnicos e professores

Se um ato individual de solidariedade já proporciona um efeito significativo, ações realizadas em conjunto, de forma coordenada e envolvendo um número expressivo de pessoas, têm o potencial de gerar impactos numa dimensão muito maior, sobretudo quando o objetivo central da iniciativa é salvar vidas.

Como parte da campanha “Uern Sangue Bom”, que anualmente incentiva a doação de sangue junto à comunidade acadêmica, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte inicia neste mês o cadastro de doadores de sangue da instituição, contemplando estudantes, professores e técnicos-administrativos.

O cadastro busca não apenas estimular o ato solidário entre aqueles que já o praticam, mas também conquistar novos doadores e planejar ações específicas conforme a necessidade dos hemocentros localizados na região dos campi da Uern.

Promovida pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DDPQV/Progep), o cadastro reúne dados dos possíveis doadores, como o tipo sanguíneo, contato e a unidade de lotação, para facilitar a comunicação e o engajamento de servidores e discentes.

O técnico-administrativo Flávio Dantas, da Uern Caicó, ressalta que a campanha voltada para a comunidade acadêmica também influencia o público externo

“O cadastro também busca convocar para a doação quando algum servidor, aluno ou terceirizado precisar de doação para algum procedimento cirúrgico, por exemplo”, ilustra a diretora da DDPQV, Bianca Valente.

O formulário para fazer parte do cadastro já está disponível para toda a comunidade acadêmica e pode ser acessado através deste link.

Importância da mobilização

Doador de sangue desde 2017, Flávio Dantas, técnico-administrativo da Uern Caicó, ressalta que a realização do cadastro e da campanha “Uern Sangue Bom” é importante não apenas para a mobilização da comunidade acadêmica, mas também incentiva o público externo.

“Essas ações podem servir como uma plataforma para educar as pessoas sobre o processo de doação, desmistificar medos ou dúvidas e destacar histórias de indivíduos que foram diretamente beneficiados. Isso inspira mais pessoas a se tornarem doadoras e contribui para o aumento nas doações de sangue”, frisa.

Carina da Cruz, aluna do Curso de Educação Física da Uern Mossoró, frisa a relevância da articulação entre a Universidade e os hemocentros

Para a estudante Carina da Cruz, do Curso de Educação Física da Uern Mossoró, a articulação entre a Universidade e os hemocentros pode resultar em ações específicas que se estendam para além da conscientização dos possíveis doadores. Uma das possibilidades, exemplifica a aluna, que doa sangue desde os 18 anos, é a criação de iniciativas que facilitem o acesso da comunidade acadêmica ao hemocentro.

“Muito necessária essa campanha na Uern, pois podemos assim estimular novos doadores a se motivarem na possibilidade de ajudar alguém em um momento difícil e de vulnerabilidade”, acrescenta a professora Natália Amorim, do Curso de Enfermagem da Uern Pau dos Ferros, que também já realizou seu cadastro junto à Universidade.

Confira abaixo os critérios para doação de sangue:
Ter entre 16 e 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável);
Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;
Pesar no mínimo 50 kg;
Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
Caso a doação ocorra após o almoço, aguardar duas horas;
Não estar fazendo uso de medicamentos que possam afetar a saúde;
Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
Não ter feito procedimento cirúrgico recentemente;
Tatuagem, piercing e pigmentação impossibilitam a doação por 12 meses;
Não estar gripado ou ser portador de doenças contagiosas;
Não estar exposto a situações de risco, como ter praticado ato sexual sem uso do preservativo ou ser usuário de drogas;
Não ter feito endoscopia nos últimos 12 meses.