A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) deu início hoje, 17 de fevereiro, às aulas do semestre letivo 2025.1, em concordância com o calendário civil.
A Uern se preparou para acolher cada estudante da melhor forma possível. “Nós organizamos o semestre junto com os departamentos acadêmicos e direções, para que os alunos pudessem chegar em um ambiente o mais adequado possível para sua formação. Então o que nós queremos é que os alunos aproveitem todas as oportunidades que essa universidade tem a oferecer, seja no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação”, disse a reitora da Uern, Cicília Maia.

Em Mossoró, logo cedo o campus ficou cheio de alunos, que chegavam com muitas expectativas. A Pró-reitora de Assuntos Estudantis (Prae) da Uern, Ana Angélica Nogueira, deu as boas-vindas aos calouros e veteranos . “Desejamos boas-vindas a todos os alunos que estão chegando à nossa universidade e dizer da nossa satisfação estar aqui para recebê-los e acolhê-los neste momento tão importante e especial na vida de cada um deles”, falou.
Momentos antes de iniciar as aulas, o movimento nos corredores e no Centro de Convivência era intenso. Muitos sonhos se refletiam em cada olhar. Para Maria Clara Palhano, caloura do curso de Pedagogia, o sentimento era de ansiedade. “Eu estou muito nervosa por ser o primeiro dia de aula. Eu nunca tinha entrado na Uern. Estou conhecendo ainda, mas até agora estou gostando bastante”, disse.

Ervly Gurgel, estudante do primeiro período de Ciências Biológicas, compartilha do mesmo sentimento. “É uma ansiedade bem grande, né? A gente acabou de sair do Ensino Médio, então é tudo muito novo, é totalmente diferente, pessoas diferentes, caras novas, e a gente vai aos poucos aprendendo a lidar com isso”, comentou. Segundo ela, a receptividade da Uern foi muito calorosa. “O pessoal todo é muito simpático, muito acolhedor, gostei bastante”.
Paulo Guilherme Ferreira já não é calouro. Ele está no segundo período do curso de Educação Física e espera que, neste semestre, tenha boas experiências na Uern, assim como foi no semestre passado. “Eu tive experiências marcantes, tanto com o meu curso como com a faculdade, então tenho uma expectativa muito alta para esse semestre. Eu estava ansiando voltar às aulas, já não aguentava mais ficar em casa”, comentou. Ele aproveitou e deixou uma mensagem para quem está ingressando agora na Uern. “Aproveitem ao máximo tudo que a universidade pode oferecer para vocês. Além de ser um lugar para vocês estudarem, também é um lugar para cultivarem momentos e criarem amizades, e isso é muito bom!”, finalizou.