Uern ganha prêmio de internacionalização no Ranking de Universidades Empreendedoras

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), com o Projeto “guarda-chuva tecnológico”, ganhou o prêmio de internacionalização no Ranking de Universidades Empreendedoras, divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).

Entregue durante sessão solene realizada na Câmara dos Deputados nesta sexta-feira, 17, o prêmio da internacionalização compõe um dos aspectos das boas práticas que as universidades mantêm em determinado eixo. Os outros eixos são Cultura Empreendedora, Inovação, Extensão, Infraestrutura e o Capital Financeiro.

Momento da entrega do prêmio na Câmara dos Deputados (foto: cedida)

O guarda-chuva tecnológico partiu da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri). O Setor de Empreendedorismo da Agência Uern Inova foi responsável por apoiar e promover o Edital na Uern, incentivando e organizando as propostas para participarem da seleção.

Trata-se de uma redefinição de atividades, durante a pandemia, que teve como meta impulsionar as ações de internacionalização, planejou e organizou projeto guarda-chuva tecnológico, realizando ações virtuais como: a) programa de Intercâmbio latino-americano virtual; b) o Uern Conexão Global; c) cursos de idiomas e d) atividades acadêmicas virtuais em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras.

“Essa premiação é importante para a internacionalização da Uern, pois mostra que, apesar dos desafios, as novas tecnologias digitais podem ser aliados que contribuem com a implantação e expansão das ações de internacionalização”, disse o professor Pedro Adrião, titular da Diri.

Para a Cíntia Freitas, diretora da Agência Uern Inova, o trabalho desenvolvido na Uern tem proporcionado uma aproximação cada vez maior com o Movimento das Empresas Juniores (MEJ) devido ao crescimento das empresas juniores na Universidade, especialmente, nos últimos dois anos. “É importante estarmos inseridos no MEJ, que é um movimento estudantil, porque foi através dele que conseguimos participar destas ações empreendedoras e inovadoras, com reconhecimento nacional. Isso traz muita visibilidade para a nossa Universidade”, disse a professora.

O coordenador regional da pesquisa no Rio Grande do Norte, Renato Noronha, da Federação das Empresas Juniores do Estado do RN, auxiliou a Uern no processo da IES Empreendedora. Ele esteve em Brasília recebendo a premiação. “O prêmio marca o posicionamento da Uern a nível nacional, haja vista que é um case que foi concorrido por outras IES a nível Brasil. Para mim é uma honra e orgulho nossas instituições potiguares estarem sendo reconhecidas pelo seu esforço”.

“As empresas juniores desempenham um papel crucial no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, proporcionando experiências práticas e estimulando a aplicação do conhecimento teórico em contextos reais. Elas são verdadeiras incubadoras de talentos e inovação”, complementou a professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg).

De acordo com o material oficial do evento, “A dimensão de Internacionalização visa avaliar a conexão entre a IES e o ecossistema internacional, oferecendo oportunidades de intercâmbio aos seus alunos, e assim mantendo contato com as demais Instituições de Ensino Superior ao redor do mundo; proporcionando soluções inovadoras através dos estudos e tecnologias desenvolvidos na IES; e com políticas e planos para existir uma estrutura organizacional que atenda às práticas de internacionalização. As informações coletadas passam por nivelamento e normalização”.

RANKING

A Uern participou das últimas edições do ranking e tem utilizados os dados como norte para otimizar as ações de inovação e empreendedorismo. Dentre essas iniciativas, a Instituição tem se empenhado para fortalecer as demandas das Empresas Juniores (EJs). Hoje, a Uern tem cinco EJs, e mais cinco iniciativas juniores.

As Empresas Juniores (EJs) são entidades sem fins lucrativos, formadas por alunos de graduação e que integram um dos pilares da universidade pública: a extensão. Essas empresas prestam serviços para pequenos e microempreendedores da região, auxiliando no fortalecimento desses empreendimentos e na promoção do empreendedorismo entre estudantes da graduação.