A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) promoveu nesta quarta-feira, 20, a terceira edição do Seminário Universidade e Terceiro Setor: Parcerias para o Desenvolvimento Social. O evento, realizado no auditório da Biblioteca Central, reuniu gestores, pesquisadores, estudantes e representantes de organizações sociais para debater estratégias de cooperação em prol do desenvolvimento humano e comunitário.
Na palestra de abertura, a pesquisadora Quezia Patrícia Albano dos Santos, doutoranda em Ciências da Educação, destacou o papel fundamental das entidades sociais. “O terceiro setor é um lugar de garantia das demandas que ainda não estão garantidas. Mostrar para instituições como elas podem avançar nessas parcerias é essencial. Várias pesquisas mostram que essa interação com o poder público tem tido avanços, e o setor vem crescendo e apoiando a administração pública”, afirmou.
A reitora da Uern, professora Cicília Maia, reforçou o compromisso da instituição com a sociedade potiguar. “Essa é uma escuta ativa daquilo que a sociedade mais está precisando nesse momento. Com isso, vamos agir mais rápido. Essas parcerias a cada dia se fortalecem. Esse é o ponto de encontro, mas as orientações e formações acontecem o ano todo. Nosso compromisso é com a formação humana e cidadã. A Uern está sempre ao lado da sociedade, principalmente quando se trata de desenvolver o nosso estado”, destacou.
O pró-reitor de Extensão, professor Esdras Marchezan, ressaltou os resultados da atuação da Diretoria de Educação e Ações Comunitárias (DEAC) no fortalecimento das redes de cooperação. “Esse seminário é um momento de encontro, de mapear estratégias e iniciativas para ampliar acordos de cooperação. Nos últimos quatro anos, aumentamos muito esses acordos, ouvindo as demandas e oferecendo oficinas, cursos e projetos de pesquisa mais envolvidos com a comunidade”.
Parceiro do projeto, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), professor Ailton Siqueira, reforçou a importância das parcerias como motor para o desenvolvimento. “Esse é um evento de extrema importância porque investe na única coisa viável a qualquer desenvolvimento: parcerias. Sem envolvimento não há desenvolvimento. Um poema africano diz: se você quer ir rápido, vá sozinho; se quiser ir longe, vá acompanhado. É esse espírito que marca este encontro”, afirmou.
A programação do seminário incluiu, ainda, oficinas sobre inovação social, regularização e aspectos legais das entidades do terceiro setor, consolidando a Uern como espaço de diálogo e construção conjunta para o fortalecimento da cidadania e do desenvolvimento social no Rio Grande do Norte.
Fotos: Fernanda Stephanie (estagiária)